Capa » Cidadania » Abertas as inscrições para a terceira edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes
Abertas as inscrições para a terceira edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes
Feira SUB em 2017: pilar de grande projeto cultural (Foto Martinho Caires)

Abertas as inscrições para a terceira edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes

Feira SUBEstão abertas as inscrições para os interessados em expor seus trabalhos na 3ª edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes que acontece em 15 de setembro de 2018, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ em Campinas, das 11 às 21 horas. A inscrição é gratuita e é feita por meio de formulário disponibilizado na página do Facebook da Feira SUB https://www.facebook.com/feirasub e também pode ser acessado através deste link https://goo.gl/forms/tcqXUh1YxKqR01Nz2. Qualquer pessoa, artista, coletivo ou editora, de qualquer lugar do país pode participar.As inscrições vão até 23h59 do dia13 de julho de 2018.

A Feira SUB tem como objetivo apresentar os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção com pequena tiragem e alto valor artístico.

As inscrições passam por um trabalho de curadoria para escolha de cerca de 75 expositores, que serão divulgados até o dia 17 de agosto, também na página da Feira SUB no Facebook. “Além da qualidade e potência artística dos trabalhos, procuramos trazer diversidade à Feira, equilibrando as várias possibilidades de linguagens, técnicas de impressão e formatos da produção independente”, afirma Marcela Pacola, uma dasidealizadoras e curadoras da feira e sócia do The MIX Bazar, realizador da Feira SUB.

É o terceiro ano que a feira acontece em Campinas e já é uma referência para o segmento, fazendo parte, inclusive do calendário oficial das feiras independentes do país. Uma das novidades deste ano é a Residência SUB, um projeto de residência artística com foco em livros de artista, resultado da parceria entre a Feira SUB e o Coletivo Contracouchê.  A artista visual Ludmila Porto, integrante do Coletivo e a artista Lilian Walker coordenam o projeto. O resultado do trabalho artístico dos quatro artistas residentes – que começou em março e vai até setembro – será apresentado na edição de 2018 da Feira.

Como na edição anterior, a organização fará o convite a um artista ou coletivo para a confecção do cartaz de divulgação da feira que será a base da identidade artística de todo material de divulgação da Feira.

A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com o apoio da Agência Social de Notícias.

Marcela e Fabiana Pacola, idealizadoras e organizadoras da Feira SUB (Foto Martinho Caires)

Marcela e Fabiana Pacola, idealizadoras e organizadoras da Feira SUB (Foto Martinho Caires)

Sobre a Feira SUB

O Projeto Cultural SUB é um projeto de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para a produção independente na área das artes visuais, assim como de outras áreas que se cruzam, se encontram ou se relacionam com as denominadas visuais e apresentar esses trabalhos para o público.

A proposta do projeto é promover um ciclo de ações onde o artista atua como agente ativo do seu próprio trabalho e criar oportunidade de reflexão e troca entre artistas e público. Esse ciclo é composto por uma feira de arte impressa e publicações independentes – Feira SUB, uma residência artística – Residência SUB, exposições de arte, bate-papos, encontros literários, palestras e workshops que estão sendo programados.

A Feira SUB é o pilar do projeto. É uma Feira anual de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece desde 2016 na cidade de Campinas, SP, com foco na produção independente artística e literária contemporânea. Apresenta os mais variados formatos de artes visuais e literatura, que inclui livros de artista, zines, ilustrações, gravuras, fotolivros, pôsteres a preços acessíveis. Em seu 3o. ano, tem como objetivo fortalecer, incentivar e promover a produção independente. A Feira SUB faz parte do calendário oficial das feiras de publicações independentes do país.

Saiba mais como foi a Feira SUB no ano passado acessando aqui http://agenciasn.com.br/arquivos/11761

Sobre o The Mix Bazar

O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa.

Dentre os projetos  apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017, das exposições ‘Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que tem o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015) ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, composto por seis mulheres, Casa Plana (2016) e do livro Obras Comentadas de Andrés Hernández (2016).

Serviço

Feira SUB 2018

Inscrições: até 23h59 do dia 13 de julho (gratuitas)

Link para o formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/tcqXUh1YxKqR01Nz2

Divulgação dos selecionados para a Feira: até 17 de agosto

Data da Feira: 15 de setembro

Horário: 11 às 21 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Informações e dúvidas sobre as inscrições: oifeirasub@gmail.comhttps://www.facebook.com/feirasub 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>