Capa » Blog Cultura Viva » Rafa Carvalho é o novo colunista da Agência Social de Notícias
Rafa Carvalho é o novo colunista da Agência Social de Notícias
Rafa Carvalho, idealizador do Sarau da Dalva (Foto Marina Barbim)

Rafa Carvalho é o novo colunista da Agência Social de Notícias

Músico, produtor e agitador cultural, poeta. Rafa Carvalho é um artista de múltiplas linguagens e tem rodado o mundo para tentar identificar e traduzir o que há de novo na cultura da sociedade complexa e multicultural. É com essa bagagem que ele estreia nesta terça-feira, dia 15 de maio, como novo colunista colaborador da Agência Social de Notícias, no Blog Cultura Viva.

Rafa é muito conhecido por ter sido o idealizador do Sarau da Dalva, realizado mensalmente no Bar do Manoel, no Parque São Quirino, em Campinas.  Rafael “Rafa” Manfrinatto de Carvalho é formado em Educação Física mas há muitos anos trabalha com arte: circo, teatro, poesia. O Seo Manoel, dono do bar, é o seu pai, baiano e também apaixonado por poesia. A Dalva é a Dona Dalva, avó de Rafa.

A ideia foi germinando, enquanto Rafa rodou o planeta: Japão, Dinamarca e outros países da Europa. Ele estava em Madri no famoso 15 de maio de 2011, data da manifestação dos “indignados” espanhóis na Puerta del Sol, uma das respostas europeias à Primavera Árabe, ante-sala dos movimentos de junho de 2013 no Brasil. Algo no ar e, na volta ao Brasil, a determinação de promover a cultura, as artes, onde o povo está. O Sarau da Dalva é hoje um dos principais eventos culturais de Campinas e região, com convidados muito especiais de todas as partes do Brasil.

Mas Rafa tem transitado por muitos outros roteiros. Tem feito apresentações e oficinas em várias unidades do SESC e participou em maio de performances poéticas em Creta, a convite de projeto “ResidenceSEA”, idealizado pela artista italiana Michela Pelusio, que descobriu uma antiga taverna a beira-mar na cidade e fez dali sua casa por quatro anos.

O poeta é presença constante na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e em diversos saraus e espaços culturais no Brasil e outros países. Agora ele traz um pouco de sua literatura, de sua arte, de sua paixão, para a Agência Social de Notícias, como já fazem outros colaboradores da plataforma de blogs.

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta