Capa » Cidadania » Núcleo exibe neste sábado, em Campinas, filme produzido em oficinas do “Curtas de Animação”
Núcleo exibe neste sábado, em Campinas, filme produzido em oficinas do “Curtas de Animação”
​Alunos de Campinas durante as oficinas do projeto “Curtas de Animação” que, em março, passaram também por Hortolândia e Cotia. (Foto Divulgação)

Núcleo exibe neste sábado, em Campinas, filme produzido em oficinas do “Curtas de Animação”

Marcado por uma trajetória repleta de inovações tecnológicas, o cinema de animação ainda vive de tradições. E foi partir de sua raiz, empregando a técnica do desenho em papel, que alunos da rede pública deram vida a três animações, produzidas ao longo de oficinas do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas dentro do projeto “Curtas de Animação – 2ª Edição”, no último mês de março. A exibição na cidade da produção local, “Bullying”, será no dia 19 de maio, às 9h30, na Escola Estadual Professor Messias Gonçalves Teixeira, no Jardim Nova Aparecida.

Iniciadas em Hortolândia, as oficinas passaram também por Campinas e Cotia, atendendo a um total de 45 jovens e adolescentes que puderam ampliar seus conhecimentos em arte, animação e cinematografia de forma gratuita. “Além de trocar experiências, o projeto é uma ótima oportunidade de perceber e comprovar o quanto a juventude é antenada ao momento do país. Tudo na oficina é autoral e coletivo, sempre partindo da proposta de fazer um filme sobre a cidade, cultura, história ou personalidades do local onde realizamos as atividades”, explica o codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Maurício Squarisi.

No final de abril, a equipe do Núcleo voltou a Cotia e Hortolândia para exibir os curtas “Uma grande mulher” e “Mais um dia em minha vida” produzidos por lá. Agora é a vez de Campinas receber a sessão gratuita e aberta ao público. Na oportunidade, os alunos participantes também assistirão ao filme completo pela primeira vez. Além do curta-metragem, o making-off com os bastidores da oficina também será exibido. “É nessa sessão final, vendo o filme concluído, que eles têm a dimensão do trabalho que foi realizado de fato”, conclui Squarisi.

Tema bastante atual no mundo jovem e adolescente, “Bullying” nomeia a produção dos alunos de Campinas. “O ponto de partida, no entanto, foi o assassinato da vereadora Marielle, provavelmente por ser a pauta da semana. Isso mostra o quanto a juventude está atenta aos fatos cotidianos do país”, relembra Maurício. “Mas, depois de um consenso, o tema do curta acabou sendo o bullying, devido às experiências pessoais dos alunos da oficina”, completa. A exibição na cidade será no dia 19 de maio, às 09h30, na escola Prof. Messias Gonçalves Teixeira, no Jardim Nova Aparecida.

Levar e prover o acesso do projeto em regiões de vulnerabilidade social semeia um instrumento de expressão e comunicação, agrega uma nova visão da arte à cinematografia da animação brasileira e contribui para uma percepção mais profissional do cinema. Com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS, “Curtas de Animação – 2ª Edição” é um projeto do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a Direção Cultura. Em Campinas e Hortolândia, as oficinas foram patrocinadas pela empresa ArcelorMittal Gonvarri.

Frames do filme produzido em Campinas, intitulado ‘O Bullying’

Frames do filme produzido em Campinas, intitulado ‘O Bullying’

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas – Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo já tem mais de 40 anos de estrada. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, já foram realizadas mais de 2500 na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, entre vários outros. Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longas-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país.

Sobre a Direção Cultura – Há 18 anos, a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, desenvolve projetos que alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil  – Constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo.

SERVIÇO

“Curtas de Animação – 2ª Edição”

Exibição gratuita e aberta ao público de curta-metragem produzido em oficinas do Núcleo

Campinas

EE. Prof. Messias Gonçalves Teixeira

Data e Hora: Sábado, 19 de maio, às 09h30

Endereço: Altura do número 204, Rua Adão Gonçalves, s/nº, Jardim Aparecida

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta