Capa » Cultura Viva » Diário do Meio Ambiente 30.05 – 7ª Mostra Ecofalante começa no dia 31 de maio
Diário do Meio Ambiente 30.05 –  7ª Mostra Ecofalante começa no dia 31 de maio
Cena de "Crianças da Amazônia", de Denise Zmekhol, um dos destaques na Mostra Ecofalante de 2018 (Foto Divulgação)

Diário do Meio Ambiente 30.05 – 7ª Mostra Ecofalante começa no dia 31 de maio

-  A 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental começa no dia 31 de maio, com exibição de 121 filmes em vários espaços de São Paulo, capital.  Entre outros destaques, o Panorama Internacional Contemporâneo apresenta obras, em sua maioria inéditas no Brasil, de vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã (considerada a “Cannes” do cinema documental), entre outros. A programação foi organizada pela curadoria nas temáticas Campo, Cidades, Consumo, Povos & Lugares, Preservação e Trabalho. Cada eixo é objeto de concorridos debates com especialistas e realizadores, uma tradição da Mostra Ecofalante. Programação completa aqui: http://ecofalante.org.br/programacao

– No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental terá programação especial no Reserva: dois filmes em homenagem a Chico Mendes, Crianças da Amazônia e Chico Mendes, Eu Quero Viverseguidos de debate sobre o legado do líder seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro, expoente na defesa da Amazônia. A homenagem marca os 30 anos de seu assassinato, a 22 de dezembro de 1988, em Xapuri (AC).

– Não foi votado ontem, como era previsto, pela comissão especial que avalia a proposta, o Projeto de Lei 6299/2002, que altera a legislação de liberação, produção e uso de agrotóxicos no Brasil. A propositura tem a forte oposição de cientistas e ambientalistas de todo país.

– Entre 23 e 25 de maio, Quixadá (CE) sediou o IX Seminário Nacional de Saneamento Rural e IX Seminário de Sisars e Centrais. Participaram 267 representantes de 15 estados, reunidos no objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências envolvendo quem realiza o saneamento rural no Brasil e na América Latina: Estados e companhias de saneamento, ministérios, organizações, fundações, agentes reguladores e agentes financiadores, além de pesquisadores/consultores do Brasil e demais países.

– No dia 24 de maio, a Prefeitura de Curitiba (PR) lançou a publicação “Diretrizes para Conservação da Biodiversidade na Região Metropolitana de Curitiba”, de autoria das biólogas Betina Ortiz Bruel e Maria Vitória Yamada, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e com supervisão da assessora técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Leny Toniolo.

– A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2086/11, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que proíbe perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios ou eventos similares. O projeto indica penalidades que podem chegar a R$ 30 mil para quem descumprir a determinação.

AGENDA

– 6 de junho – Fórum Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no dia a dia, 19 a 22 horas, no MASP – Avenida Paulista, 1578 – São Paulo. No mesmo evento, lançamento do livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo”, de Marcus Nakagawa. Inscrições aqui.

Boticário

– 31 de julho a 2 de agosto – IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – Tema “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”. Organização Fundação Grupo Boticário. Informações: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br

– 16 de outubro a 8 de novembro – Curso Dimensões Humanas da Conservação e Manejo da Vida Silvestre – Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada – CENA/ESALQ/USP – Piracicaba – Matrículas em breve. Informações: http://www.esalq.usp.br/pg/programas/ecologia-aplicada/informacoes-academicas/disciplina/detalhe?sgldis=ECO5047&tipo=PG

– 31 de outubro – Data final de inscrições gratuitas para o Sustainable Fashion Awards 2018, realizado com o apoio de várias organizações brasileiras e internacionais e que visa reconhecer os projetos e ações direcionados para uma moda sustentável. Mais informações e inscrições aqui.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta