Capa » Cultura Viva » Cia Lunares apresenta o espetáculo “Co-mova-se” neste dia 5 em Hortolândia
Cia Lunares apresenta o espetáculo “Co-mova-se” neste dia 5 em Hortolândia
Ensaio da Cia Lunares (Foto Valter Novaes)

Cia Lunares apresenta o espetáculo “Co-mova-se” neste dia 5 em Hortolândia

“Co-mova-se” é o título do espetáculo que a Cia Lunares apresenta nesta quinta-feira, dia 5 de julho, em Hortolândia. Com a direção de Cibele Ribeiro, o trabalho é resultado das vivências da componente curricular de Improvisação,  do Curso Profissionalizante em Dança da Escola de Artes Augusto Boal, ligada à Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia. A apresentação será na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, sem número, no Jardim Amanda II.

A apresentação da Cia Lunares, formada por aprendizes da Turma III do Curso Profissionalizante em Dança, propõe performances pautadas nos estudos sobre a improvisação em dança tomada como composição instantânea. A proposta, diz Cibele Ribeiro, deriva de “processos de experimentações e pesquisas sobre criação imediata de elementos coreográficos”.

Parte, continua a diretora, “de métodos da improvisação em Dança Contemporânea, mas se deixa influenciar também pelas propostas e procedimentos da improvisação das mais diversas influências. E pretende explorar os aspectos composicionais que se pode mobilizar através de trabalhos criativos e corporais que abordam o aumento do repertório corporal e cênico dos aprendizes, questionando técnicas e estéticas pré-concebidas no universo da Dança”.

post (2)

Cibele Ribeiro é artista da dança e pesquisadora, mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como criadora em processos investigativos de movimento e improvisação e composição cênica nas fronteiras entre a dança, teatro e performance e improvisação multiartes. É artista educadora do curso profissionalizante em Dança da Escola de Artes Augusto Boal, em Hortolândia, desde 2015.

A Escola de Artes Augusto Boal – Secretaria de Cultura de Hortolândia – é um projeto pioneiro no interior de São Paulo que oferece cursos de formação profissionalizante em Dança e Teatro com dois anos de duração, gratuitamente, e alto nível de qualidade técnica, introduzindo e capacitando seus aprendizes à profissionalização artística.

A denominação é um tributo a Augusto Boal, um dos principais dramaturgos e diretores da história do teatro brasileiro. Nascido e falecido no Rio de Janeiro (1931-2009), é o criador do Teatro do Oprimido, cujos conceitos o levaram à fama internacional. Participou do Teatro de Arena e Oficina, dois marcos igualmente revolucionários do teatro contemporâneo. Perseguido pela ditadura, foi preso e torturado em 1971 e resolveu deixar o país. Morou em vários países da América Latina, até fixar-se em Paris. Volta ao Brasil com a redemocratização e desenvolve intensa atividade, no teatro, na literatura (escreveu 22 livros) e na política (foi vereador no Rio de Janeiro pelo PT). Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.

Serviço:

 Co-mova-se – Cia. Lunares

Dia 05 de julho de 2018 às 20 horas

Escola de Artes Augusto Boal

Ingressos gratuitos.
Solicitar reserva ou chegar com 1h de antecedência

Ficha Técnica:

Bailarinos-criadores: Allan Vinícius, Carla Ramos, Jack Dorr, Juliana Viana, Jura do Pote, Léo Rodrigues, Raissa Figueiredo, Neia Rodrigues, Tom Júnior, Triz Oliveira

Direção: Cibele Ribeiro

Equipe Técnica:

Desenho e operação de Som: Cibele Ribeiro

Desenho e operação de luz: Matheo Ferreira e Matheus Sousa

Figurino: Cia. Lunares

Na foto: Carla Ramos

Foto e arte da divulgação: Cibele Ribeiro

Fotografia e filmagem do espetáculo: Marcelo Santa Rosa

Escola de Artes Augusto Boal

Equipe Pedagógica de Dança: Bia Frade Nanci, Cibele Ribeiro, Lis Nasser e Sérgio Queiroz

Equipe administrativa: Valter Cesar Novaes e Anderson Zotesso

 

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1649400575172505/

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta