Capa » Ecodesenvolvimento » Terremoto de 4,9 de magnitude registrado na noite de terça-feira no Amazonas
Terremoto de 4,9 de magnitude registrado na noite de terça-feira no Amazonas
O registro do terremoto no Amazonas pelo Centro de Sismologia da USP

Terremoto de 4,9 de magnitude registrado na noite de terça-feira no Amazonas

Um terremoto de 4,9 de magnitude foi registrado na noite desta terça-feira, 25 de novembro, a 93 quilômetros de Ipixuna, no Amazonas, nas proximidades da divisa com o Acre, segundo o Centro de Sismologia da USP. O evento aconteceu a 580 km de profundidade, às 23h26 pelo horário de Brasília, 20h26 no horário local. Ipixuna tem pouco mais de 20 mil habitantes.

Em 7 de abril deste ano, um terremoto de 5,2 havia sido detectado a 89 km de Tarauacá (AC) e a 125 km de Ipixuna. Foi a 578 km de profundidade. Na época, o Centro de Sismologia da USP explicou que o terremoto aconteceu em função do encontro das placas tectônicas Sul-Americana e Nazca. De acordo com o Centro, esta região da Amazônia é sujeita a terremotos, mas a profundidades muito grandes.

O Centro de Sismologia da USP registrou 60 tremores de terra no Brasil, de muito baixa intensidade, desde o final de julho deste ano. As localidades mais atingidas foram Montes Claros (MG), em 16 vezes, e Fernando de Noronha (PE), com seis.

A região de Montes Claros vem sendo atingida por tremores desde 1995, segundo os registros do Centro de Sismologia da USP e do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. Foram 32 tremores com magnitudes entre 2,0 a 2,9; oito entre 3,0 e 3,7 e um tremor acima de 4,0. Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros está envolvido no momento em estudos sobre os tremores na região, com o propósito de identificar medidas de prevenção para a população. 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.