Capa » Cidadania » Feira SUB leva oficina e exposição de Xilogravura para a Biblioteca Municipal de Campinas
Feira SUB leva oficina e exposição de Xilogravura para a Biblioteca Municipal de Campinas
Terceira Feira SUB de Campinas será no dia 15 de setembro (Foto Ricardo Lima)

Feira SUB leva oficina e exposição de Xilogravura para a Biblioteca Municipal de Campinas

A Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, de Campinas, recebe, de 11 a 28 de setembro, a exposição ‘Largofolhas Xilogravuras pela Cidade’ dos artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto, do Xilomóvel Ateliê Itinerante, como parte da terceira edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes, que acontece em 15 de setembro de 2018, na mesma biblioteca.

O Projeto Largofolhas, em sua segunda edição, procura promover o diálogo entre trabalhos artísticos e o espaço urbano de Campinas. Suportes, cores e imagens foram pensados sempre em relação aos espaços que iriam ocupar. São xilogravuras em lambe-lambe com painéis em colagem impressos em cores que remetem à elementos da paisagem urbana. A visitação é gratuita, de segunda à sexta, das 9 às 17 horas. A Biblioteca fica na Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas.

O Projeto Largofolhas está em sua segunda edição (Foto Xilomóvel)

O Projeto Largofolhas está em sua segunda edição (Foto Xilomóvel)

Todo o processo do Largofolhas, desde sua concepção, produção, até a montagem, foi realizada de maneira coletiva. Os três artistas compartilham o Ateliê do Xilomóvel como espaço de trabalho e criação e essa convivência próxima está presente também nas xilogravuras.

“Largofolhas traz para a Feira SUB algumas dessas xilogravuras em lambe-lambe, elemento gráfico característico da paisagem urbana. Os painéis em colagem, integrando as gravuras de nós três sobrepostas em composições que remetem às intervenções feitas na cidade, foram impressos em cores que também se referem a elementos da paisagem urbana”, explica Marcio Elias, um dos artistas do Xilomóvel.

Projeto contempla xilogravuras em lambe-lambe, elemento gráfico característico da paisagem urbana (Foto Xilomóvel)

Projeto contempla xilogravuras em lambe-lambe, elemento gráfico característico da paisagem urbana (Foto Xilomóvel)

Para inaugurar a exposição Largofolhas, haverá no dia 11 de setembro, das 14h às 17h, uma Oficina de Xilogravura, ministrada pelo Xilomóvel Ateliê Itinerante. Na oficina os participantes recebem informações sobre a técnica e a origem da xilogravura. Depois, partindo de seus próprios desenhos, gravam uma matriz de MDF e fazem a impressão de cópias em papéis de diferentes gramaturas.  A participação é gratuita, para maiores de 12 anos, com entrega de senha 1 hora antes do evento. A Oficina acomoda 15 vagas simultaneamente.

A exposição e a oficina fazem parte da programação paralela da 3ª. edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece no dia 15 de setembro, das 11h às 21h, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP).

“Estamos na terceira edição da Feira SUB. A cada ano procuramos aproximar cada vez mais o público das diferentes técnicas de impressão. Conhecê-las na prática, enfrentando as peculiaridades de cada técnica é uma maneira de valorizar os trabalhos com os quais nos deparamos nas feiras ou exposições”, acrescenta Fabiana Pacola Ius, uma das idealizadoras da Feira SUB.

Feira SUB

A Feira SUB é uma feira anual de Arte Impressa e Publicações independentes e tem como objetivo apresentar os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características o valor artístico e a produção autoral em pequena tiragem.

A 3ª. edição da feira terá a participação de cerca de 70 expositores. O mercado de publicadores independentes e artistas que circulam fora do circuito convencional cresce substancialmente a cada ano. As feiras são espaços de circulação desses trabalhos e o principal mecanismo para conectar publicadores, artistas e público, funcionando como importantes catalisadores na formação de público.  A lista dos expositores de 2018 você encontra aqui > http://agenciasn.com.br/arquivos/13673

A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, da Agência Social de Notícias e do Instituto CPFL.

Projeto Largofolhas é do Xilomóvel Ateliê Itinerante (Foto Isabel Magnani)

Projeto Largofolhas é do Xilomóvel Ateliê Itinerante (Foto Isabel Magnani)

Sobre o The Mix Bazar



O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte independente e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa.

Entre os projetos apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX realizou o ‘Fio da Meada’, um mês de programação que incluiu a performance ‘Jandiras’ da artista Hellen Audrey e do músico Guga Costa, as exposições ‘Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que tem o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015),  ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, Casa Plana (2016) e participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017.

SERVIÇO

Exposição: | Largofolhas Xilogravuras Pela Cidade’ do Xilomóvel Ateliê Itinerante

Quando: 11 à 28 de setembro (abertura 11/9 com oficina, das 14h às 17h)

Horário de visitação: segunda à sexta, das 9h às 17h.

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’

Gratuito.

Oficina de Xilogravura

Quando: 11 de setembro

Horário: 14h às 17h

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’

Idade mínima: 12 anos

Evento Gratuito | 15 vagas simultaneamente | entrega de senhas 1 hora antes

 

Feira SUB 2018

Data da Feira: 15 de setembro de 2018

Horário: 11h às 21h

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP – ao lado da Prefeitura)

Entrada Gratuita.

Informações:  oifeirasub@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/feirasub

Confirme sua presença no evento:www.facebook.com/events/1297616253704967/ 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>