Capa » Cidadania » Feira SUB tem programação no SESC Campinas com documentário, bate-papo e oficina
Feira SUB tem programação no SESC Campinas com documentário,  bate-papo e oficina
Cena de "Impressão Minha" (Foto Divulgação)

Feira SUB tem programação no SESC Campinas com documentário, bate-papo e oficina

O recém lançado documentário ‘Impressão Minha’, dos diretores Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello, será exibido no dia 12 de setembro, às 19h30, no Sesc Campinas. Após a exibição, os diretores farão um bate-papo com o público. O evento faz parte da programação paralela da terceira edição da Feira SUB de Campinas. Ainda no Sesc Campinas será realizada a Oficina de Estêncil e Produção Gráfica, com o artista visual Gusta Vicentini, em dois encontros, dias 13 e 20 de setembro.

O documentário, lançado em julho de 2018 no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) e na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), apresenta um recorte da cena de livros e publicações independentes em São Paulo e no Brasil. Entre artistas, editores e seus livros, ‘Impressão Minha’ abre espaço para reflexões sobre mercado editorial, a oposição entre digital e impresso, o livro como objeto, as técnicas artísticas e de impressão e mostra o papel das feiras de publicações independentes. Idealizadas por produtores culturais e editoras alternativas, as feiras de publicações independentes hoje atraem um público de mais de 40 mil pessoas ao ano apenas em São Paulo, principalmente jovens e adultos interessados nas diversas formas de expressão artística em suportes impressos (livros, quadrinhos, fotografia, ilustração, colagens).

Cena de "Impressão Minha", também na Feira SUB (Foto Divulgação)

Cena de “Impressão Minha”, também na Feira SUB (Foto Divulgação)

O evento é gratuito e faz parte da programação paralela da 3ª. edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece no dia 15 de setembro, das 11h às 21h, naBiblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP).

” A cena de publicações independentes está num movimento crescente nos últimos anos.  O documentário é um registro desse movimento de publicadores independentes, dos processos de criação e produção e da potência da arte impressa no sentido artístico, social e político.  A parceria como o Sesc para a exibição do documentário é uma ótima oportunidade de apresentar esse movimento ao público de Campinas”, comenta Marcela Pacola, uma das idealizadoras da Feira SUB.

Oficina de Estêncil e Produção Gráfica (Foto Gusta Vicentini)

Oficina de Estêncil e Produção Gráfica (Foto Gusta Vicentini)

Oficina de Estêncil – A Oficina de Estêncil e Produção Gráfica, com o artista visual Gusta Vicentini, acontece em dois encontros, dias 13 e 20 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Sesc Campinas e também faz parte da programação da Feira SUB 2018.

A proposta da oficina é criar aplicações com técnicas de estêncil, a partir de imagens selecionadas. O artista aborda desde a explicação teórica da técnica e referências de artistas de estêncil até a aplicação em si, apresentando ferramentas e materiais do processo de recorte, aplicação e pintura com estêncil em vários tipos de papéis.

A oficina é gratuita para o público maior de 14 anos.

Feira SUB – A Feira SUB é uma feira anual de Arte Impressa e Publicações independentes e tem como objetivo apresentar os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características o valor artístico e a produção autoral em pequena tiragem.

A 3ª. edição da feira terá a participação de cerca de 70 expositores. O mercado de publicadores independentes e artistas que circulam fora do circuito convencional cresce substancialmente a cada ano. As feiras são espaços de circulação desses trabalhos e o principal mecanismo para conectar publicadores, artistas e público, funcionando como importantes catalisadores na formação de público.

A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, da Agência Social de Notícias e do Instituto CPFL.

Sobre o The Mix Bazar



O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte independente e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa.

Entre os projetos apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX realizou o ‘Fio da Meada’, um mês de programação que incluiu a performance ‘Jandiras’ da artista Hellen Audrey e do músico Guga Costa, as exposições ‘Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que tem o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015),  ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, Casa Plana (2016) e participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017.

 

SERVIÇO

 

Documentário ‘Impressão Minha’ + bate papo com diretores (Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello)

Quando: 12 de setembro

Horário: 19h30

Duração: 27’15’’

Roteiro e Direção: Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello

Fotografia: Raoni Maddalena

Produção: Peripécia Filmes e Avocado Edições

Livre para todos os públicos

Local: Salas de Atividades 4 e 5 – Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, Bonfim)

Gratuito |retirada de ingressos na Central de Atendimento com 2 horas de antecedência | limitado a capacidade do local.

Confirme sua presença no evento: https://www.facebook.com/events/217143759156694/

 

Oficina de Estêncil e Produção Gráfica (com Gusta Vicentini)

Quando: 13 e 20 de setembro

Horário: 18h30 às 21h30

Idade mínima: 14 anos

Local: Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, Bonfim)

Gratuito | inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 4/9 para credencial plena e 6/9 para demais interessados.

Confirme sua presença no evento: https://www.facebook.com/events/307665803114901/

Feira SUB 2018

Data da Feira: 15 de setembro de 2018

Horário: 11h às 21h

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP – ao lado da Prefeitura)

Entrada Gratuita.

Informações:  oifeirasub@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/feirasub

Confirme sua presença no evento: www.facebook.com/events/1297616253704967/

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta