Capa » Cidadania » Feira SUB recebe o escritor Ricardo Lísias no dia 15 de setembro
Feira SUB recebe o escritor Ricardo Lísias no dia 15 de setembro
Edição de 2017 da Feira SUB (Foto Ricardo Lima)

Feira SUB recebe o escritor Ricardo Lísias no dia 15 de setembro

O escritor Ricardo Lísias estará na 3ª. edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes de Campinas para um bate-papo sobre suas obras, a relação entre estética e política, sobre literatura performática, fake news entre outras questões do mundo contemporâneo.O evento, gratuito, acontece dia 15 de setembro, às 15 horas, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ e faz parte da programação da Feira que ocorre no mesmo dia, das 11 às 21 horas. Ricardo Lísias é formado em Letras e é mestre em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas (Unicamp). O bate-papo será mediado por Pedro Meira Monteiro, doutor em teoria literária pela Unicamp e professor de Literatura Brasileirada Universidade de Princeton.

Autor de livros como, ‘Divórcio’, ‘Inquérito Policial da Família Tobias’ e ‘Diário da Cadeia – Eduardo Cunha pseudônimo’, Lísiasa todo tempo instiga o leitor. Apropriando-se da ficção, traça um panorama crítico de instituições como a mídia, o governo, determinada classe social, instituições jurídicas, questões históricas e da sociedade e até o Festival de Cannes. Precisou prestar depoimentos à Polícia Federal sobre uma suposta falsificação e uso de documento público e teve que batalhar para que a obra ‘Diário da Cadeia’ não fosse retirada de circulação.

Estética e política na obra de Ricardo Lísias (Foto Divulgação)

Estética e política na obra de Ricardo Lísias (Foto Divulgação)

“Meus últimos trabalhos dizem respeito à ligação entre estética e política. Vamos conversar sobre isso, sobre os processos que o ex-deputado federal lançou contra meu trabalho, o livro-objeto da Família Tobias, essas coisas. Vai ser bacana voltar a Campinas. Morei aí entre 1995 e 2000. A primeira matéria sobre meu trabalho, primeiríssima, aliás, quem fez foi o Jornal Correio Popular”, comenta Lísias. Para ele, é fundamental para a Literatura traçarum diálogo intenso com o leitor, com a contemporaneidade.

Feira SUB – A Feira SUB é uma feira anual de Arte Impressa e Publicações independentes e tem como objetivo apresentar os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características o valor artístico e a produção autoral em pequena tiragem.

A 3ª. edição da feira terá a participação de cerca de 70 expositores. O mercado de publicadores independentes e artistas que circulam fora do circuito convencional cresce substancialmente a cada ano. As feiras são espaços de circulação desses trabalhos e o principal mecanismo para conectar publicadores, artistas e público, funcionando como importantes catalisadores na formação de público.

A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, da Agência Social de Notícias e do Instituto CPFL.

Sobre o The Mix Bazar – O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte independente e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa.

Entre os projetos apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX realizou o ‘Fio da Meada’, um mês de programação que incluiu a performance ‘Jandiras’ da artista Hellen Audrey e do músico Guga Costa, as exposições ‘Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que tem o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015),  ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, Casa Plana (2016) e participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017.

 

Serviço

Bate-papo com Ricardo Lísias | mediação de Pedro Meira Monteiro

Quando: 15 de setembro

Horário: 15h

Local: Feira SUB – Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Gratuita | 35 vagas | entrega de senha 1h antes

Confirme sua presença no evento: https://www.facebook.com/events/1926134707407898/

 

Feira SUB 2018

Data da Feira: 15 de setembro de 2018

Horário: 11h às 21h

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP – ao lado da Prefeitura)

Entrada Gratuita.

Informações:  oifeirasub@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/feirasub

Confirme sua presença no evento:www.facebook.com/events/1297616253704967/

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta