Capa » Cidadania » Artistas de seis estados participam da terceira Feira SUB neste sábado em Campinas
Artistas de seis estados participam da terceira Feira SUB neste sábado em Campinas
Marcela e Fabiana Pacola, idealizadoras e organizadoras da Feira SUB (Foto Martinho Caires)

Artistas de seis estados participam da terceira Feira SUB neste sábado em Campinas

Artistas de seis estados participam da terceira edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes, que acontece no próximo sábado, dia 15 de setembro, das 11 às 21 noras, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, com entrada grátis. A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, da Agência Social de Notícias e do Instituto CPFL. São artistas individuais, mas também muitos coletivos e casas editoriais independentes.

Além de São Paulo, origem da maioria dos expositores, estarão presentes artistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Feira SUB se firma cada vez mais como um dos principais eventos de seu gênero no Brasil, ao espelhar a riqueza e diversidade da cena da arte impressa e de publicações independentes.

Lançamento de ‘Novos Contos’, de Rogério Sganzerla (diretor do filme O Bandido da Luz Vermelha) – Aos oito anos de idade, Rogério Sganzerla foi sozinho a uma tipografia de sua cidade natal, em Joaçaba, interior de SC., pois ele queira imprimir um livro. Ele entregou ao tipógrafo quatro pequenos contos que havia escrito escondido de seus pais e saiu de lá com sua primeira obra publicada, em 1954 com o título de Novos Contos.

Quatorze anos depois, com apenas 22 anos, ele seria aclamado com um dos cineastas mais inventivos e radicais do cinema brasileiro ao estrear seu longa metragem O Bandido da Luz Vermelha (1968). Nas entrevistas que deu na época, fez questão e mencionar o livro Novos Contos que se tornou um ícone da sua inquietude.

Agora, o Grafatório, em parceria com a miríade edições, relança na terceira edição da Feira SUB o livro em uma edição fac-similar impressa em tipografia como a origina e com todos os acabamentos feitos artesanalmente. São quatro pequenos contos, quase fábulas, que revelam parte do imaginário infantil de Sganzerla, incluindo referências à cultura pop dos anos 50, ao seu gosto pessoal pela mágica, e uma certa admiração precoce pelo anti-heroísmo

Estes são os artistas dos cinco estados, fora São Paulo, que participarão do evento no próximo sábado:

Anaiaiá (Foto Ana Paula Zonta)

Anaiaiá (Foto Ana Paula Zonta)

anaiaiá Porto Alegre Ana Paula Zonta é designer e ilustradora, trabalha com design gráfico há mais de dez anos e há três criou a marca Anaiaiá para abrigar seu trabalho de gravura e ilustração. Entre os trabalhos, produz ilustrações originais, xilogravuras, serigrafias, prints e produtos com artes aplicadas, como bags e notebooks.

 

Caio Mascarello (Foto Divulgação)

Caio Mascarello (Foto Divulgação)

Caio Mascarello Porto Alegre Artista visual, natural e residente em Porto Alegre, começou seus trabalhos em 2014, a partir de intervenções urbanas em lambe-lambes, e, posteriormente com stickers, os quais seguem como parte da sua pratica artística. Seu trabalho tem como temática central o corpo humano, sexualidade e liberdade, através de retratos, ilustrações, colagens e textos em diferentes mídias. Nele o artista encontra uma forma de auto-conhecimento e libertação, e, ainda, um ato de resistência política.

 

Cultura e Barbárie (Foto Divulgação)

Cultura e Barbárie (Foto Divulgação)

Cultura e Barbárie Florianópolis Fundada em 2009, a Cultura e Barbárie é uma editora independente dedicada à publicação de literatura, ensaios de arte, política, filosofia e crítica cultural, autores e textos inéditos ou pouco difundidos no Brasil em edições artesanais.

 

Sofia Brito (Foto Divulgação)

Sofia Brito (Foto Divulgação)

Sofia Brito Navegantes/SC  Artista visual, possui uma produção poética intimamente associada a sua prática política, com interesse nas noções de circulação, território e cidade. Seus trabalhos se inserem no campo dos multimeios, abrangendo a publicação de artista, a fotografia, o vídeo, a escrita e a gravura.

 

Experimentos Impressos (Foto Ricardo Rodrigues)

Experimentos Impressos (Foto Ricardo Rodrigues)

Experimentos Impressos Canoas É um selo de autopublicação criado em 2016 com o objetivo de produzir diferentes formatos de publicações com baixa tiragem e valorização de diferentes técnicas manuais, entre elas a encadernação, carimbos, bordado sobre papel, etc.

 

Grafatório (Foto Divulgação)

Grafatório (Foto Divulgação)

Grafatório Edições Londrina Um coletivo que também é um espaço cultural e um selo editorial. O Grafatório existe há cinco anos no Sertão do Tibagi, em Londrina, PR. Suas publicações são experimentos gráficos que intensificam a potência dos textos. Seus autores andam no fio de uma navalha: na vanguarda da vida & na vida da vanguarda. Uma editora artesanal, caipira, de fôlego curto e modos abruptos. Lisergia sertaneja e caipirosmopolita. Não trabalhamos com certeza.

 

Astronave de Papel (Foto Thais Arcangelo)

Astronave de Papel (Foto Thais Arcangelo)

Astronave de Papel Londrina Astronave de Papel é o meio de Thaís Arcangelo lançar pro mundo o universo particular de seus desenhos. Com imagens que abordam sempre o feminino através de personagens em territórios oníricos ou situações psicológicas diversas, o projeto leva suas ilustrações para diversos suportes, de adesivos, porcelanas e gravuras até os muros da cidade. Atualmente foca na produção em serigrafia aplicada a tecido e papel, resultando em flâmulas, posteres combinados com aquarela, lambes entre outros.

 

Livia Zafanelli (Foto Divulgação)

Livia Zafanelli (Foto Divulgação)

Lívia Zafanelli Curitiba – PR Artista visual, projetista e gravadora. Dedica sua pesquisa sobre métodos de apropriação, técnicas de impressão em geral e produção de áudio/videoarte. O estudo e produção de livros, fotolivros e publicações independentes também é matéria de grande interesse para a artista. Acredita que estudar e trabalhar com imagem, áudio e texto é uma forma muito poderosa de entender o mundo em que vivemos e, portanto, gosta de experimentar os mais diversos métodos de criação artística.

 

Chorona (Foto Rodrigo Pinheiro)

Chorona (Foto Rodrigo Pinheiro)

Chorona Rio de Janeiro Editora independente com publicações de fotografia e literatura pensadas por três amigos, Rochelle Guimarães, Rodrigo Pinheiro e Ton Zaranza; artistas, escritores, no Rio de Janeiro, desde 2017.

 

Oficina do Prelo (Foto William Galdino)

Oficina do Prelo (Foto William Galdino)

Oficina do Prelo Rio de Janeiro A Oficina do Prelo é um galpão/ateliê que funciona desde o final de 2015 na Gamboa, região portuária do Rio de Janeiro. É a sede das editoras Cozinha Experimental e Dodo Publicações e um espaço dedicado à produção artesanal de livros & zines. No ateliê também realizam trabalhos de encadernação, experimentações gráficas com tipografia, gravura, desenho e pintura, além de lançamentos de publicações e pequenas exposições.

 

Quase Editora (Foto Divulgação)

Quase Editora (Foto Divulgação)

quaseditora Rio de Janeiro Editora artesanal, autônoma e intencional de arte impressa com foco em publicações de fotografia, fotolivros e prints. Uma proposta de formar público com publicações bacanas, gostosas e viáveis.

 

Phonte88 (Foto Thyana Hacla)

Phonte88 (Foto Thyana Hacla)

PHONTE88 Belo Horizonte – MG Coletivo de experimentação gráfica criado em Belo Horizonte em 2014, por Circe Clingert e Thyana Hacla. O coletivo trabalha com diversas técnicas de produção de material gráfico, dentre elas, fotolitogravura (Offset), arte digital, xerogravura, carimbo, monotipia de matriz vegetal, tintura de pigmento vegetal, xilogravura, desenho, ilustração, encadernação. Dentre suas publicações o coletivo conta com livros de artista e publicações artesanais de pequena tiragem.

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta