Capa » Cidadania » Rabeca Cultural promove curso de fotografia com Martinho Caires
Rabeca Cultural promove curso de fotografia com Martinho Caires
Curso vai explorar conceitos básicos da fotografia (Foto Martinho Caires)

Rabeca Cultural promove curso de fotografia com Martinho Caires

Olhar criativo para iniciantes. Este é o título do curso que o premiado fotógrafo Martinho Caires oferece a partir do dia 2 de outubro, terça-feira, na Rabeca Cultural, no distrito de Sousas, em Campinas. Outra turma será aberta no sábado, dia 6, no mesmo espaço. A Rabeca Cultural se consolida cada vez mais como um dos principais territórios das artes, em suas múltiplas linguagens, em Campinas e região.

O curso, esclarece Martinho Caires, é dirigido ao fotógrafo iniciante com pouco ou nenhum conhecimento. “Tem como objetivo estimular a criatividade do olhar com o uso inteligente dos controles da câmera tais como: abertura, velocidade, ISO, balanço de branco, luz e lentes, além de auxiliar na descoberta e desenvolvimento de potenciais narrativos da fotografia com seus aspectos artísticos como composição, enquadramento, regra dos terços, etc”, completa.

Serão aulas práticas e teóricas, com turmas aos sábados de manhã, terças à tarde e à noite. Cada curso abrange 14 aulas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 99720.6186. O investimento é de três vezes de R$ 280,00. A Rabeca Cultural está localizada na avenida Dona Maria Franco Salgado, 250, Jardim Atibaia, no distrito de Sousas.

Martinho Caires, fotógrafo, produtor cultural e professor (Foto Adriano Rosa)

Martinho Caires, fotógrafo, produtor cultural e professor (Foto Adriano Rosa)

Martinho Caires é fotógrafo, produtor cultural e professor de fotografia, com aulas em instituições como Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), Oficinas Culturais Hilda Hilst, Faculdades Metrocamp, MIS e Ateliê Lisa França. Já trabalhou em fotojornalismo na “Veja” e “Correio Popular” e é editor de fotografia da Agência Social de Notícias.

O fotógrafo foi contemplado no FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) em 2013 e 2014 e venceu o concurso “Fotografe Campinas” e “Painel Fotográfico Hércules Florence”. É coautor do livro“República de Campinas – Cenas da memória afetiva e política da cidade” em parceria com o jornalista José Pedro Martins. Fez mais de 70 exposições individuais e coletivas, em diversas cidades.

Entre outras exposições, participou da Coletiva de Fotografias da FUNARTE/IBAC. Esta Coletiva, realizada na forma de edital, esteve na Galeria FUNART, no Rio de Janeiro, e depois viajou por vários estados. Também participou das coletivas “Unicamp 40 anos”, no Espaço CPFL; “Mostra Contemporânea de Fotografia”, na Itaugaleria, em São Paulo; da “Mostra Contemporânea de fotografia”, na Itaugaleria, em Brasília; e na Coletiva de Fotografias no Espaço UFF de Fotografia, de Niterói (RJ).

Caires tomou posse em 2016 na Academia Campineira de Letras e Artes, na cadeira que tem como patrono o escultor Lelio Collucini. Foi o primeiro fotógrafo a ingressar na Academia, como uma espécie de homenagem a Hercules Florence, que fez experiências pioneiras em fotografia em Campinas. Martinho Caires já foi homenageado justamente com a Medalha Hércules Florence, concedida pela Câmara Municipal de Campinas, pela sua trajetória nessa arte que continua proporcionando surpresas e descobertas.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta