Capa » Blog Cultura Viva » Sarau de Boteco: dois anos de poesia e muita prosa neste dia 22
Sarau de Boteco: dois anos de poesia e muita prosa neste dia 22
O seu verso cabe aqui (Foto Helen Quintans Carnielli)

Sarau de Boteco: dois anos de poesia e muita prosa neste dia 22

A ideia era simples. Reunir poetas num boteco. Entre um cerveja e outra. Entre um petisco e um salgado. Lá estava ela, toda prosa. A poesia. E em seu nome, os presentes tinham vez e voz. E como diz o mote central do Sarau, “o seu verso cabe aqui”. Nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, o Sarau vai comemorar dois anos.

O Sarau de Boteco surgiu em novembro de 2016, com a proposta de ser um espaço para os poetas de Campinas e região e desde o seu início adotou a prática de convidar um poeta ou poetisa como destaque. Era uma forma de valorizar nossos artistas locais e ao mesmo agradecer a parceria.

Sua abertura se dá com uma cantilena, onde o cordelista e responsável pelo projeto Samuel de Monteiro, convida  os presentes a repetirem alguns versos. Ao final, fica a certeza que a noite será abençoada pela mãe poesia e que tudo transcorrerá de forma inspiradora. O poeta ou poetisa convidado abre o microfone e ao longo da noite, todos os presentes e dispostos se revezam, apresentando suas criações ou obras de terceiros que inspiram.

No Sarau, a cantilena dos afetos (Foto  Helen Quintans Carnielli)

No Sarau, a cantilena dos afetos (Foto Helen Quintans Carnielli)

Obviamente que criar uma cena independente requer dedicação e persistência. Porém, o Sarau de Boteco, como tantos outros saraus importantes da nossa Campinas, nos deixa claro a arte tem o poder de transformar tudo em volta.

E não tinha um boteco melhor para abrigar o Sarau de Boteco. Num cruzamento da Alberto Sarmento, lá está o Cultura de Bar,  comandado pelo Valdir Soares ou simplesmente, o “Xará”. Um daqueles botecos bem típicos, onde o dono e sua família é quem nos serve. Sem intermediários.

O bebedor habitual estranha, num primeiro momento, aquele movimento, que aos poucos, à medida em que a noite avança e os poetas se revezam no microfone, sempre aberto e democrático, ora declamando, ora cantando, vai sentindo-se parte da poesia e entre um gole e outro, uma prosa e outra, começa a prestar cada vez mais atenção aos nossos artistas.

E dizem que a matemática é fria. Num sarau ela pode ser bem poética. Ao longo destas 23 edições, tivemos 21 artistas da região homenageados; mais de 2 mil marcadores de livros produzidos; 114 pessoas distintas declamaram ou cantaram em nossos microfones; foram mais de 700 intervenções!

Para quem não sabe, o Sarau acontece sempre na terceira ou quarta quinta-feira do mês e a festa de dois anos será neste dia 22 de novembro, quinta-feira. Na nossa 24ª  edição. A partir das 19 horas.

E como o mote diz:
Se o boteco é lugar pra tudo isso
Se o dono é o nosso psicólogo
Se o bêbado encena o seu monólogo
Se o bar é o sagrado compromisso
O poeta jamais será omisso
Solta a voz numa estrofe animada
Poesia moderna ou bem rimada
Deixa a noite da gente luminosa
Se CULTURA DE BAR é boa prosa
Tem SARAU DE BOTECO e uma gelada

 

Expediente:

Sarau de Boteco, Edição de aniversário [2 anos]

Local: Cultura de Bar

Rua Emílio Henking, 471, Bonfim, Campinas (SP)

22 de novembro de 2018

Das 19 às 22 horas, com abertura dos microfones às 20 horas

Sobre Rafa Carvalho

Rafa Carvalho é poeta apesar de tudo. Em 15 anos de carreira, são 21 países, por quase todos continentes, trabalhando com Arte, Educação e fazendo de tudo, porque tudo é o que a Poesia pode ser. E, para quem acha que Poesia não é profissão, ele já trabalhou de garçom em inúmeros estabelecimentos, na demolição civil escandinava como imigrante parcialmente legal e, atualmente, está desempregado.

Deixe uma resposta