Capa » Fotos » A colagem de Marcela Pacola que cria novas linguagens e leituras
A colagem de Marcela Pacola que cria novas linguagens e leituras
Marcela Pacola - foto Ricardo Lima

A colagem de Marcela Pacola que cria novas linguagens e leituras

No terreno fértil da revolução estética imprimida pela modernidade, a colagem emergiu como uma das principais técnicas de criação e recriação de estilos e linguagens. Pois o universo multifacetado da colagem é o território artístico onde Marcela Pacola transita, com produções cada vez mais sofisticadas e que apontam para uma evolução permanente. Um recorte da obra de Marcela Pacola é o destaque a partir de hoje na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias.

A colagem é uma ferramenta que, na história da arte, aparece em meados do século XII, com os calígrafos japoneses que se utilizam de pedaços de papel e tecido como cenário para suas composições. Com o passar do tempo, a colagem se tornou um recurso cada vez mais popular, sendo muito empregado por exemplo nos jornais e revistas da Europa no século 19.

Mas de fato foi com a erupção da modernidade que a colagem firmou o seu status de plataforma privilegiada de criação/recriação. A diversidade de opiniões, olhares e linguagens que define a idade moderna encontrou na colagem um veículo ideal. Um emblema é o conjunto de peças cubistas que Georges Braque e Pablo Picasso montaram usando recortes de jornais e outros materiais em suas telas.

Mais recentemente, com as transformações profundas possibilitadas pelas técnicas digitais, a colagem deu um novo salto, e novas narrativas passaram a ser escritas pela técnica quase milenar.

Marcela Pacola também faz essa transição, da colagem em papel para o campo digital e vice-versa. Formada em administração de empresas pela PUC – Campinas e produtora independente de projetos culturais, Marcela Pacola trabalha com colagem e fotografia desde 2013.

Ela é proprietária do The MIX Bazar, um projeto que une moda sustentável, arte, design, abrange também um estúdio criativo e um brechó. Também é idealizadora da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes, que acontece anualmente em Campinas desde 2016 e que já se firmou como uma das principais referências em sua área no Brasil. Marcela Pacola também é colaboradora da plataforma de blogs da Agência Social de Notícias.

Embora tenha iniciado os trabalhos de colagem em 2013, o hábito de recortar imagens de jornais e revistas é uma constante na sua vida, “ainda que muitas vezes os recortes ficam guardados sem ter um destino definido”, conta Marcela. Foi a partir de 2014, ela lembra, que decidiu seguir com suas experimentações nessa linguagem artística criando trabalhos de arte-colagem. Inicialmente usando apenas cola e tesoura e mais recentemente incluindo a colagem digital no seu processo.

A inspiração, relata, vem de várias linguagens artísticas: fotografia, desenho, cinema e a própria colagem em si. E também de seus registros fotográficos do cotidiano, como por exemplo fotos de frutas de uma quitanda ou de ruas e prédios que capta ao andar pelas ruas.

Na série mais recente, criou o ‘Calendário 2019’ com fotos antigas de mulheres ocupando as ruas e prédios de São Paulo e Campinas.  A série contempla intervenções utilizando fotos autorais misturadas com imagens que a artista capta da internet. O trabalho surge no formato de um calendário com 7 arte-colagens para os meses de 2019. É um recorte dessa série, que expressa um diálogo sutil entre diferentes tempos e espaços, sinalizando leituras diferentes sobre a realidade, o material que a Galeria Virtual da ASN apresenta a partir de hoje.

Recentemente, Marcela Pacola participou da exposição Universo Colagem na Universidade do Papel em São Paulo, onde irá retornar no dia 2 de dezembro para participar da 5ª edição do Paper Day, um evento com foco em trabalhos artísticos que têm o papel como base. No Paper Day Marcela estará lançando seu novo trabalho, uma série de colagens intitulada ‘Childhood’ com fotos antigas de crianças brincando que originaram colagens que retratam a alegria de viver da infância.

Suas colagens podem ser encontradas no The MIX Bazar ou pelo seu Instagram @marcelapacolacollageart. O calendário pode ser encomendado através do e-mail marcela@mpacola.com.br.

O The MIX Bazar é um espaço múltiplo que além de abrigar loja, brechó e estúdio criativo, realiza cursos e workshops, exposições culturais e performances artísticas. O MIX fica na Rua Joaquim Gomes Pinto, 9, no bairro Cambuí em Campinas, e abre de terça a sexta das 10 às 18 horas, e aos sábados das 10 às 14 horas. O bazar fica fechado aos domingos e segundas-feiras.

O Paper Day acontece no dia 2/12 das 10h às 19h na Universidade do Papel na Rua Matias Aires, 61 em São Paulo.

A Galeria Virtual é um espaço no qual a Agência Social de Notícias apresenta talentos de Campinas e região nas artes gráficas e plásticas e na fotografia. O trabalho de Marcela Pacola é o primeiro que a Galeria Virtual exibe com a técnica da colagem e suas múltiplas janelas para a criação.

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Marcela Pacola

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta