Capa » Educação » Escola de Piracicaba debate temas polêmicos e de cidadania em Feira de Ciências
Escola de Piracicaba debate temas polêmicos e de cidadania em Feira de Ciências
Os alunos participaram ativamente das apresentações durante a Feira (Fotos Divulgação)

Escola de Piracicaba debate temas polêmicos e de cidadania em Feira de Ciências

Temas polêmicos e assuntos sobre os direitos de cidadania da infância e juventude estiveram em discussão na I Feira de Ciências Espírito Lúdico: Currículo Vivo, que a Escola Estadual “Professor Attílio Vidal Lafratta”, do Jardim Costa Rica, em Piracicaba, realizou neste sábado, 29 de novembro. Toda a comunidade escolar foi envolvida na Feira, construída ao longo do ano por sete grupos de trabalho (GTs). Os resultados dos grupos foram apresentados na Feira.

O primeiro momento foi dedicado a apresentações artísticas e culturais, com muita participação dos alunos. Depois vieram as exposições dos projetos, nos diferentes espaços da escola preparados para a ocasião. Depois os alunos acompanharam uma palestra sobre “Juventude e alcoolismo: Um problema social”. E finalmente houve sorteio de prendas e considerações finais pela equipe dirigente da escola e organizadores da I Feira de Ciências Espírito Lúdico: Currículo Vivo, nome do mesmo projeto com o qual a EE “Prof.Attílio Vidal Lafratta” participou da primeira edição do Programa Escola em Movimento, do Instituto Arcor Brasil.

Um dos projetos apresentados durante o evento

Um dos projetos apresentados durante o evento

O  GT1 se dedicou à literatura, e apresentará projetos em Lusofonia, Literatura e Mitologia Grega, sob orientação dos professores Evelyn de Camargo Antunes, Maria Isabel Baptista Barbosa Oliveira e Isabel Cristina Amaral Bragaia. Questões de cidadania estiveram presentes do GT2, que proporá reflexões sobre Fome e Desperdício de Alimentos, Preservação e Desperdício de Água, Bullying e Alcoolismo/Movimento Pé no Chão, tendo como orientadores os professores Vanessa Fernanda Mazero, Reinaldo Paulo da Silva e Amália Detoni Barbosa.

Literatura, um dos temas discutidos ao longo do ano em Grupo de Trabalho

Literatura, um dos temas discutidos ao longo do ano em Grupo de Trabalho

Índice de Massa Corporal e Doenças Hipocinéticas foram as questões centrais do GT3, orientado pela professora Valéria Nascimento dos Santos. O GT4 dedicou-se a assuntos em Ciências: O Sistema Reprodutor Humano e as Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sistema Solar e Entendendo melhor os alimentos. Os orientadores foram os professores Luis Augusto Furlan Camba e Juliana Capelo Rezende Batista.

O GT5 teve como pontos fundamentais Consciência Negra e Superação Jovem, com os professores Eliana Galvão Ferreira/ Anderson Henrique C. Oliveira Oliveira/Mauricio Cosentino Modolo como orientadores.  Sustentabilidade foi o foco do GT6, que teve como orientadores os professores Sérgio Paula da Silva, Neusa Maria Galvão Cândido, Adenilson dos Santos Cardoso, Edmilson José Zampaulo e Maurício Cosentino Modolo. O GT7 foi dedicado à Curadoria dos Trabalhos de Arte, em Pop Arte, Grafismo Indígena, Designer Gráfico, Animação e Trabalhos em Argila. O professor Lucas Bueno Dias foi o orientador.

Alcoolismo na juventude, tema polêmico, em discussão na Feira

Alcoolismo na juventude, tema polêmico, em discussão na Feira

A coordenadora pedagógica da escola, professora Márcia Sanches Wiege Martins, destaca que a Feira de Ciências foi realizada com a perspectiva de “grande oportunidade para introduzir novas metodologias e estratégias de ensino no estímulo da criatividade e resgate da autoestima do alunado na promoção do protagonismo juvenil”.  A diretora da escola é a professora Vera Lúcia Isidoro.

Uma escola ativa, em movimento, conceito usado pela EE “Professor Attílio Vidal Lafratta”, de Piracicaba

Uma escola ativa, em movimento, conceito usado pela EE “Professor Attílio Vidal Lafratta”, de Piracicaba

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta