Capa » Cultura Viva » Paulo Branco leva a sua alma jazz para a Rabeca Cultural no dia 19
Paulo Branco leva a sua alma jazz para a Rabeca Cultural no dia 19
Uma das obras de Paulo Branco, na exposição Aqui Jazz

Paulo Branco leva a sua alma jazz para a Rabeca Cultural no dia 19

Por José Pedro S.Martins

“Oh, silver rivers of the soul!” (In “Jazzonia”, de Langston Hughes, 1902-1967)

Ninguém é de ferro e não é diferente com Paulo Branco, um dos mais consagrados artistas gráficos, ilustradores e caricaturistas de Campinas, conhecido nacionalmente. Professor de muitos nomes importantes da cena visual da cidade, Paulo chorou feito criança durante uma apresentação de jazz na Rabeca Cultural. “Em 35 anos de carreira nunca me emocionei a esse ponto”, confessa. Pois, artista de corpo e alma, ele transformou aquele momento em objeto de inspiração e o resultado está na exposição que abre no sábado, dia 19, a partir das 20 horas, na mesma Rabeca Cultural, no distrito de Sousas.

Paulo Branco não estará sozinho. Além de suas obras, o evento Aqui Jazz terá números de sapateado, música e culinária. “Jazz e improviso são quase sinônimos, isso me encanta”, diz o artista visual, que não vê a hora para sábado chegar. O jazz ao vivo estará a cargo do guitarrista Aquiles Faneco. Também haverá exibição de documentário sobre a história do jazz com Ken Burns e o serviço de bar da Rabeca Cultural que incluirá Gumbo (guisado, prato marcante do sul dos EUA) em seu cardápio, entre outras curiosidades e atividades artísticas.

Jazz e improviso são sinônimos, diz Paulo Branco

Jazz e improviso são sinônimos, diz Paulo Branco

Talento nato, o campineiro Paulo Branco aprimorou conhecimento e técnicas em cursos com importantes artistas, como Egas Francisco (técnicas de aquarela), Sara Goldman Bells (arte contemporânea), Paco Di Ribes (pintura a óleo) e Guto Lacaz (escultura com material alternativo).

Em 30 anos de carreira, já ilustrou para as revistas “Playboy” e “Bundas” (iniciativa de Ziraldo na década de 1990) e para o mitológico “Pasquim”. Entre outros, ilustrou o livros “É mentira Chico” (homenagem a Chico Anísio, com coordenação do próprio Ziraldo), “Quando eu era criança” (de Rubem Alves) e “Fragmentos” (de Simone Pedersen, lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo).

Banner do evento no sábado, dia 19

Banner do evento no sábado, dia 19

Participante ativo em diversos salões de arte, como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, suas obras  foram expostas em múltiplos espaços, como Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), Centro de Convivência Cultural, Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), Academia Campinense de Letras e Artes, Museu de Artes Gráficas do Brasil e Casa Cor Campinas. Já expôs em países como França, Estados Unidos, Suíça e Romênia.

A atividade frenética tem resultado em muitos prêmios, como o primeiro lugar em duas edições do Salão de Humor de Ribeirão Preto e o título de Melhor Desenhista de Humor do Estado de São Paulo, pelo Mapa Cultural Paulista. Coleciona ainda premiações em vários salões, como os de Limeira, Volta Redonda, Caratinga e Amparo.

Pelo respeito e admiração que conquistou, Paulo Branco é frequentemente convidado a integrar o júri de eventos importantes, como Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Salão Universitário de Humor de Piracicaba, Mapa Cultural Paulista e Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Duas outras frentes são curtidas com prazer por Paulo Branco: o universo das palestras, cursos e oficinas e as performances de caricatura ao vivo. São dezenas de conferências ministradas em colégios e para professores de redes públicas, além das aulas sempre disputadas em espaços como a Pandora e o Ateliê Lisa França.

A alma jazz de Paulo Branco, na Rabeca Cultural

A alma jazz de Paulo Branco, na Rabeca Cultural

Do mesmo modo, são dezenas de empresas que já convidaram o artista Branco para momentos de caricatura ao vivo. São muitas, talvez milhares, de pessoas que já ganharam uma caricatura de Paulo Branco. Um momento especial com o artista acontece no dia 19, na Rabeca Cultural, que se consolida cada vez mais como um dos mais agitados espaços de múltiplas linguagens artísticas de Campinas e região.

A exposição Aqui Jazz, de Paulo Branco, continuará até o dia 6 de março na Rabeca Cultural, de segunda a sexta-feira das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas e aos sábados das 9 às 12 horas.

A Rabeca Cultural fica na avenida Dona Maria Franco Salgado, 250, no distrito de Sousas, em Campinas. A Rabeca aceita cartões de crédito. Maiores informações (19) 99720.6186.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta