Capa » Fotos » Artista de várias linguagens, Carriero é o destaque na Galeria Virtual ASN
Artista de várias linguagens, Carriero é o destaque na Galeria Virtual ASN
Carriero - foto Fabio Barella

Artista de várias linguagens, Carriero é o destaque na Galeria Virtual ASN

Artista plástico, gravurista, muralista e caricaturista. Fabiano Carriero é um artista de múltiplas linguagens, que expressa o seu talento em diferentes formatos e plataformas. Um recorte de sua obra polifacética está em destaque na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias.

Natural de Campinas, Carriero cresceu em Araruama (RJ). De volta a sua cidade natal, tem formação em Artes Visuais pela PUC-Campinas e atua desde 2007. O próprio artista acentua que em seu trabalho promove o exagero da caricatura e a busca da estética plástica, tendo nos elementos brasileiros a maior inspiração de sua poética.

Fatos corriqueiros da cultura brasileira estão presentes na obra de Carriero, que usa com maestria e sofisticada simplicidade as infinitas possibilidades da cor e da forma.

Sempre tentando romper cânones e apontar novos caminhos, Carriero cultiva dissolver a aura do artista tradicional. Assim, é possível encontrá-lo em pleno processo produtivo em seu Ateliê Folha, localizado na Vila Industrial, ou aos fins de semana na Feira de Artes e Artesanato do Centro de Convivência de Campinas, no lado da rua Conceição.

Muralista, o artista já participou de várias obras coletivas nessa plataforma visual permanente que o ambiente urbano oferece. Foi um dos curadores, por exemplo, da mostra que o SESC-Campinas realizou, nos muros da instituição, em homenagem a artistas locais. No caso, ele mesmo fez um tributo à escritora Hilda Hilst.

A xilogravura é outra técnica-estética que Carriero tem trabalhado, explorando cada vez mais a literatura/folclore/cotidiano e tipos brasileiros, objetos de pesquisa permanente.

Multipremiado, Fabiano Carriero já recebeu, entre outras distinções: Prêmio aquisitivo  no Salão de Artes de Vinhedo (SP) 2018; Menção Honrosa no Salão de Artes de Vinhedo 2017; Menção Honrosa e Prêmio Internet no Salão de Humor UNIMEP, Piracicaba (SP) 2017; 3º Lugar no 10º Salão de Humor de Mogi-Guaçu (SP) 2015; 1º Lugar no 27º Salão de Humor de Volta Redonda (RJ) 2014; 3º Lugar no 9º Salão de Humor de Mogi-Guaçu 2014; 2° Lugar no 9ª Salão de Humor de Cerquilho (SP) 2010.

Também já participou, como expositor e/ou organizador, de eventos como:  15º Salão de Ubatuba (SP) de Artes Visuais 2018; Exposição  e curadoria “corpos são”, coletiva na Casa de Vidro em Campinas; Salão de Artes de Vinhedo 2017;  Circuito SESC de Artes “moscas inconclusas” com o poeta Rafa Carvalho; Mostra “Meu nariz (não) é assim” no SESC Campinas;  Exposição Tudo que não sei dela, Memorial do Imigrante, em Vinhedo; Exposição Dupla Face (organizador e expositor) Casa Do Povoador, em Piracicaba (SP);   Exposição Individual na Academia Campineira de Letras e Arte; Exposição individual “Antes da Pipa” na Casa de Cultura José Geraldo Caú, em Araruama; Curadoria de Mostras de desenhos e charges realizadas na Biblioteca Municipal de Campinas, na Virada Cultural; “Tipos Esquisitos do Gilmar”; X.Y.Z os desenhos de Chico Felix; Mostra 40 anos de Humor de Piracicaba, realizada na Galeria Sede em Campinas.

Carriero também atuou em publicações, como no livro “Lila, a passarinha dentista”, de 2017; na Coletânea de Artistas promovida pela Fundação FEAC, em 2016; e em “Sonho de Bicho”, na Editora Burro (SP).

A Galeria Virtual é um espaço da Agência Social de Notícias destinado a divulgar, valorizar e reconhecer os talentos de Campinas e região em artes plásticas e fotografia. Um território da criação e da diversidade.

Chamam ele de Macunaíma - Carriero

Chamam ele de Macunaíma – Carriero

Tião Jorge - Carriero

Tião Jorge – Carriero

Um copo D'agua, Um Copo de Uísque - Carriero

Um copo D’agua, Um Copo de Uísque – Carriero

Moça da Mata - Carriero

Moça da Mata – Carriero

João Rosa, Olho de Carcará - Carriero

João Rosa, Olho de Carcará – Carriero

O Engraxate - Carriero

O Engraxate – Carriero

Deixa a Gira Ensolar - Carriero

Deixa a Gira Ensolar – Carriero

Banho da Lua - Carriero

Banho da Lua – Carriero

Ode Caboclo Bastião - Carriero

Ode Caboclo Bastião – Carriero

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta