Capa » Centros Urbanos » Campinas recebe Prêmio Cidades Sustentáveis na Câmara dos Deputados
Campinas recebe Prêmio Cidades Sustentáveis na Câmara dos Deputados
Campinas discute um dos temas mais inquietantes da sociedade contemporânea (Foto Adriano Rosa)

Campinas recebe Prêmio Cidades Sustentáveis na Câmara dos Deputados

Campinas é uma das doze cidades brasileiras que receberam o prêmio Cidades Sustentáveis, em cerimônia na Câmara dos Deputados. A iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis foi criada para reconhecer as cidades que se destacam na formulação, manutenção e atualização de indicadores e programas de metas direcionados para a preservação da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. A premiação aconteceu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, em Brasília. Campinas ficou em terceiro lugar na categoria Metrópoles, atrás de Goiânia (GO) e Belém (PA).

Segundo os organizadores, 270 municípios aderiram ao programa, e 57 foram classificados para a fase final. Os municípios foram divididos em Metrópoles, Municípios Grandes, Médios e Pequenos. A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM) são parceiras da iniciativa.

Os candidatos devem se inscrever no Programa e criar ou apresentar observatórios já criados, com metas, indicadores confiáveis e séries históricas que permitam comparações. A confiabilidade dos dados apresentados e a transparência de dados são dois dos critérios considerados pelo Programa Cidades Sustentáveis.

Itatiba e Limeira, na região de Campinas, também concorreram aos prêmios, estando entre as 57 que mantêm indicadores. O júri foi composto por Adriana Alvarenga (Selo Unicef), Ladislau Dowbor (PUC-SP) e Maurício Jorge Piragino (Rede Nossa São Paulo). A empresa PWC validou os resultados após auditoria.

Estes são as doze contempladas na primeira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis:

Cidades pequenas – 1- Quatro Pontes (PA), 2 – Bom Despacho (MG), 3 – Belo Oriente (MG)

Médias – 1 – Canoas (RS), 2 – Santos (SP), 3 – Rio das Ostras (RJ)

Grandes – 1. Sorocaba (SP), 2 – Joinville (SC), 3 – Teresina (PI)

Metrópoles – 1 . Goiânia (GO), 2 – Belém (PA), 3 – Campinas (SP)

Sobre José Pedro Soares Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>