Capa » Cultura Viva » O vulcão Egas Francisco apresenta seu Palimpsesto Mágico
O vulcão Egas Francisco apresenta seu Palimpsesto Mágico
Uma artista que não teme encarar a perplexidade (Foto Martinho Caires)

O vulcão Egas Francisco apresenta seu Palimpsesto Mágico

Um vulcão de criatividade, mas nunca parado, sempre em erupção, buscando romper novos limites, superar fronteiras desconhecidas para ele mesmo. Assim é Egas Francisco, esse gigante das artes plásticas de Campinas que nesta terça-feira, dia 19 de março, transborda de generosidade ao compartilhar, com todos os seus fãs e interessados em arte, os esboços que produziu durante suas sessões de psicanálise. Segredos da alma expostos, no Palimpsesto Mágico, que acontece das 17h30 às 22 horas, no espaço cultural do Tribunal Regional do Trabalho, rua Barão de Jaguara, 901, Centro de Campinas.

São 170 esboços, no evento idealizado pelo psiquiatra Isac Karniol e a psicóloga Patrícia Karniol, com coprodução de Ligia Testa. “Dedico minha vida à procura do definitivo que nunca se completa. Não somente o resultado passageiro, mas a vida que desabrocha em sucessivos momentos, parecendo procurar uma forma que, alcançada, também acaba sendo passageira. O desejado é a cada instante sentir-se livre, vivo, participando e participante”, afirma Karniol, psiquiatra, cientista e psicanalista que diz, também, sentir-se em terapia quando em sessão com Egas.

Uma das obras que estarão expostas no TRT (Foto Divulgação)

Uma das obras que estarão expostas no TRT (Foto Divulgação)

“Esta não é minha arte, aquela que sempre produzi e que me tornou reconhecido. São linguagens espontâneas que me vêm à consciência, executadas em poucos minutos’, explica Egas. Em algumas delas, apesar da rápida execução, toda sua sensibilidade vem à tona artisticamente. “Às vezes, saio à procura do abstrato e, eventualmente, o figurativo predomina; cores vibrantes, sentimentos e emoções que espocam não ficam somente no ar, mas aparecem visíveis no papel”, complementa o artista.

Egas tem sido inovador também na forma de apresentar a sua arte. Além dos vários momentos de ateliê aberto, nos quais o público pode acompanhar e saber mais sobre o seu processo criativo, o artista participou de uma performance revolucionária no SESC-Campinas.

Performance de Egas no SESC-Campinas, em 2016, com o músico Guga Costa e a bailarina Hellen Audrey (Foto Martinho Caires)

Performance de Egas no SESC-Campinas, em 2016, com o músico Guga Costa e a bailarina Hellen Audrey (Foto Martinho Caires)

No dia 26 de janeiro de 2016, ele colocou sua paixão e tensão na atividade “Pintura e Movimento”, na qual pintou ao vivo, dançou e amou, na companhia da música de Guga Costa e da bailarina Hellen Audrey. Uma intervenção inesquecível, como mostrou na época a Agência Social de Notícias (aqui). Sensualidade, encanto pela arte expelida por todos os poros. Egas Francisco, que agora nos brinda com seu Palimpsesto Mágico.

A palavra que remete ao  Egito antigo, onde pintura e escrita eram feitas em papiros. As linguagens neles contidas muitas vezes eram raspadas e novas produções eram aí feitas constituindo os chamados palimpsestos. Egas Francisco dá agora a sua versão radical sobre a viagem ao coração do espírito.

Mais um palimpsesto de Egas, materializado em aquarela (Foto Divulgação)

Mais um palimpsesto de Egas, materializado em aquarela (Foto Divulgação)

SERVIÇO:

Local: Tribunal Regional do Trabalho, Rua Barão de Jaguara, 901, Centro, Campinas/SP

Vernissage: 19/mar/19, das 17h30 às 22h

Visitação: 19/mar a 26/abr/19

Entrada Gratuita

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta