Capa » Cidadania » Grupo de Capoeira Angola celebra formatura de duas Mestras em Campinas
Grupo de Capoeira Angola celebra formatura de duas Mestras em Campinas
Campinas também terá orquestra feminina de berimbau (Fotos acervo pessoal do grupo Mestra Dede e Mestra Rosinha)

Grupo de Capoeira Angola celebra formatura de duas Mestras em Campinas

Neste sábado, dia 23 de março, a partir das 10 horas, o grupo Academia João Pequeno de Pastinha (AJPP-CECA) realizará atividades de oficina e roda de capoeira na Sala dos Toninhos – Estação Cultura, região central de Campinas. Será a celebração da formatura de duas Mestras de capoeira angola, a abertura do trabalho tradicional do grupo e a formação de uma Orquestra Feminina de Berimbau na cidade, que serão conduzidos pela Professora Simone Nogueira.

A formatura da Mestra Dedê (Andressa Siqueira/São Paulo), da Mestra Rosinha (Rosa Simões/Bauru) e da Professora Simone Nogueira (Campinas) aconteceu no ultimo dia 19 de janeiro, na Associação Brasileira de Capoeira Angola em Salvador – BA, com presença de renomados Mestres como Pelé da Bomba, Zé do Lenço, Roberval, Ciro e Faísca. Essa conquista feminina se deu durante o Encontro Internacional de Capoeira Angola do grupo AJPP/CECA organizado por Mestre Pé de Chumbo, que transmite os ensinamentos e legado do Mestre Pastinha e do Mestre João Pequeno. Personagens marcantes da história mundial da capoeira.

O Encontro que Mestre Pé de Chumbo organizou na Bahia teve muitos aspectos de fortalecimento das mulheres capoeiristas. A abertura do evento foi marcada por um belo debate sobre a presença histórica das mulheres na capoeira, trazendo mais visibilidade ao espaço que ocupam desde o início. Todas as rodas do evento foram iniciadas com a energia delas, as mulheres formaram a bateria de instrumentos e conduziam os toques e cantos. Finalizando com a formatura das mestras e da professora Simone Nogueira, quem conduzirá o trabalho tradicional do grupo, bem como a Orquestra Feminina de Berimbau em Campinas.

A proposta é que o trabalho do grupo AJPP-CECA siga as orientações tradicionais de Mestre João Pequeno de Pastinha: “capoeira é para homem, menino e mulher, só não aprende quem não quer!”. Portanto, será aberto a todos e todas interessadas. Já a Orquestra Feminina de Berimbau, constitui um trabalho inovador e voltado exclusivamente para mulheres. O objetivo do processo é criar um espaço acolhedor para mulheres capoeiristas ou não se expressarem e trocarem experiência por meio da musicalidade da capoeira.
O evento de abertura desses trabalhos em Campinas será dia 23 de março e contará com a presença de Mestre Pé de Chumbo, Mestre Jurubeba, Mestra Dedê e Mestra Rosinha, além de outros formados do grupo Academia João Pequeno de Pastinha.

Evento vai reforçar debate sobre presença feminina na capoeira (Fotos acervo pessoal do grupo Mestra Dede e Mestra Rosinha)

Evento vai reforçar debate sobre presença feminina na capoeira (Fotos acervo pessoal do grupo
Mestra Dede e Mestra Rosinha)

PROGRAMAÇÃO DO DIA 23/03:
10h-13h – Oficina de musicalidade e movimentos com Mestre Pé de Chumbo ($40)
16h- 18h – Performance: “Me gritaram negra” com #Trupe do Interior e Roda de Capoeira para apresentação dos mestres e mestras do AJPP-CECA (gratuito)
A Orquestra Feminina de Berimbau terá ensaios todas as terças, das 19h às 21h, na Sala dos Toninhos – Estação Cultura. Inscrições estão abertas até 25 de março no link https://bit.ly/2C3Z5sY
O trabalho do grupo AJPP-CECA será desenvolvido às segundas e quartas, das 19h às 21h, na Sala dos Toninhos – Estação Cultura. As inscrições estão abertas até 25/04/19 no link http://twixar.me/5k23.
Serviço
O Quê: Abertura dos Trabalhos da Academia João Pequeno de Pastinha / CECA-Campinas
Quando: Sábado (23/03), a partir das 10h
Onde: Estação Cultura – Sala dos Toninhos e Toninhas ( R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial, Campinas )
Quanto: Entrada R$ 40,00
Para mais informações
Sobre o evento:
Simone Gibran- (19) 982922969

Fotos acervo pessoal do grupo
Mestra Dede e Mestra Rosinha acompanham e desenvolvem a capoeira angola com Mestre Pé de Chumbo há mais de 20 anos, realizando trabalhos na cidade de São Paulo e Bauru, respectivamente. Elas se destacam pela produção de pesquisas acadêmicas sobre capoeira nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, educação e artes. Além disso, promovem debates e ações para o fortalecimento e permanência de mulheres nesta prática tradicional afro-brasileira.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta