Capa » Cultura Viva » Guinga e Ernani Aguiar são homenageados na 6ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira
Guinga e Ernani Aguiar são homenageados na 6ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira
Ernani Aguiar e Guinga se apresentam no FMCB de quarta a sábado, em Campinas, como homenageados

Guinga e Ernani Aguiar são homenageados na 6ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira

A 6ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira começa nesta terça-feira (26/03), às 10h, em Campinas, com a oficina de música para crianças no Centro Infantil Boldrini. Na quarta-feira (27/03) às 20h começa a programação 100% gratuita e aberta ao público, recheada de atrações aguardadas com ansiedade pelos apreciadores da boa música. Para quem não conseguiu fazer a reserva pela internet para os três concertos (que se esgotaram rapidamente) é importante chegar mais cedo ao local para adquirir o bilhete – veja abaixo como pegar seu ingresso.

Os homenageados por si só já causam frisson: Ernani Aguiar e Guinga, ambos músicos compositores aclamados (e muito tocados) por profissionais e leigos que valorizam a música brasileira. Ficará a cargo do também consagrado Quinteto da Paraíba o concerto de abertura, que interpretará obras dos dois músicos com a presença dos mesmos.

Quinteto da Paraíba faz o concerto de abertura do festival ao lado dos homenageados

Quinteto da Paraíba faz o concerto de abertura do festival ao lado dos homenageados

Além de tocar, Ernani Aguiar e Guinga prometem bater um papo antes do espetáculo com a plateia presente. A interação entre o artista e o público já é marca do FMCB. Os bate-papos são momentos que vão muito além do comentário sobre a obra durante o show e das falas informais no palco. Eles promovem uma rara oportunidade de aproximação e troca entre as partes.

Para acompanhar os homenageados, o festival também convidou grandes nomes da música brasileira. Apresentado pelo selo Kuarup como “uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos”, o Quinteto da Paraíba mostra na quarta (27/03) sua combinação de técnica com o suingue nas cordas. Na quinta, é a vez do Coro Contemporâneo de Campinas e Unicamp Cello Ensemble com Ernani Aguiar. Na sexta-feira, Mônica Salmaso acompanha Guinga, numa parceria que há alguns anos já rendeu diversos shows. E, finalmente, no sábado, os homenageados se apresentam com a Orquestra Sinfônica de Campinas.

A cantora Mônica Salmaso se apresenta na sexta-feira (29/03) com o músico Guinga, no Teatro Castro Mendes

A cantora Mônica Salmaso se apresenta na sexta-feira (29/03) com o músico Guinga, no Teatro Castro Mendes

Este é o quarto ano que a CPFL Energia realiza o patrocínio e apresentação do Festival, que conta também com a colaboração da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, da Secretaria de Cultura de Campinas e da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC).

Ernani Aguiar é compositor, regente, professor e pesquisador, considerado uma das mais importantes personalidades da música erudita no Brasil e do mundo. Guinga já atuou como violonista com vários artistas renomados como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola. Teve várias de suas músicas gravadas por Elis Regina, Cauby Peixoto, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro e Ronnie Von. E fez parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Chico Buarque.

Ingressos

Todos os eventos do Festival de Música Contemporânea Brasileira têm entrada gratuita. Fique atento à distribuição dos ingressos. No Instituto CPFL, a retirada de ingressos (2 por pessoa) pode ser feita a partir das 19h no local do evento. Na Unicamp, as inscrições são realizadas durante o evento, no local, sujeitas à lotação do auditório. No Teatro Castro Mendes, 50% dos ingressos tiveram reserva prévia na plataforma online Sympla. Ainda assim os ingressos reservados devem obrigatoriamente ser retirados das 18h às 19h15 no local do evento. Após este horário, ingressos que não forem retirados serão distribuídos para público interessado presente, por ordem de chegada. Os 50% dos ingressos restantes são distribuídos no local, a partir das 19h.

Abertura oficial do FMCB

Onde: Instituto CPFL, Sala Umuarama
Data: 27/03/2019
Horário: 20h
Distribuição de ingressos gratuitos: Retirada de ingressos (2 por pessoa) a partir das 19h no local.

Programação completa

26/03
10h – Oficina de música para crianças – contrapartida social
Centro Infantil Boldrini

27/03
20h – Bate-papo com compositores homenageados & concerto com Quinteto da Paraíba
Instituto CPFL

28/03
10h30 – Congresso sobre Guinga
Auditório do Instituto de Artes, Unicamp

20h – Concerto comentado por Ernani Aguiar com Coro Contemporâneo de Campinas e Unicamp Cello Ensemble
Teatro Castro Mendes – (RESERVA ANTECIPADA DE INGRESSOS)

29/03
10h – Congresso sobre Ernani Aguiar
Auditório do Instituto de Artes, Unicamp

20h – Concerto comentado com Guinga & Mônica Salmaso
Teatro Castro Mendes – (RESERVA ANTECIPADA JÁ ESGOTADA)

30/03
20h – Concerto com Ernani Aguiar, Guinga & Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Maestro Ricardo Bologna
Teatro Castro Mendes – (RESERVA ANTECIPADA DE INGRESSOS JÁ ESGOTADA)

Informações
www.fmcb.com.br
www.facebook.com/FestivaldeMusicaContemporaneaBrasileira
www.instagram.com/fmcbsp

 

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta