Capa » Cidadania » Instituto Anelo de Campinas recebe a visita da cantora italiana Susanna Stivali
Instituto Anelo de Campinas recebe a visita da cantora italiana Susanna Stivali
A cantora Susanna Stivali em gravação com Chico Buarque (Foto Divulgação)

Instituto Anelo de Campinas recebe a visita da cantora italiana Susanna Stivali

O Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música na região do Campo Grande, em Campinas (SP), recebe nesta semana a visita da cantora italiana Susanna Stivali. A agenda da artista inclui visita ao Instituto e bate-papo com alunos e professores na manhã de sábado, 25 de maio, e workshop com Orquestra Anelo na segunda-feira, dia 27.

A cantora também se apresenta com a banda ÁfricAnelo no sábado (25/5), no Alma Jazz Club. O show, chamado de  “Susanna Stivali Caro Chico – Uma Homenagem a Chico Buarque com ÁfricAnelo”, tem repertório baseado no CD “Caro Chico”, um projeto de Susanna Stivali dedicado à música de Chico Buarque e lançado pela gravadora Biscoito Fino.

Ela ainda participará do Almoço Musical em comemoração aos 19 anos do Instituto Anelo que será realizado no domingo (26/5), no Tonico’s Boteco, evento este com renda em prol da reforma da nova sede da instituição.

Esta é a segunda vez que Susanna Stivali visita o Instituto Anelo. A primeira foi em 2015, mesmo ano em que o Anelo participou pela primeira vez do Arcevia Jazz Feast, seminário de jazz e improvisação que ocorre anualmente na cidade de Arcevia, localizada no centro da Itália, e do qual Susanna Stivali é uma das professoras.

CARREIRA

Susanna Stivali é considerada um dos nomes mais importantes do jazz italiano. Estudou canto lírico com Luigi Rumbo (maestro da Capela Sistina de Roma) e Mara Rhormann, além de piano clássico e jazz, tendo se especializado, com Bob Stoloff, Murk Murphy e Mily Bermejo, entre outros. Estudou na Berklee College of Music em Boston, Estados Unidos, depois de ganhar uma bolsa de estudos.

Participou de importantes festivais pelo mundo, tais como o Umbria Jazz Winter (Itália), Crossroads (Itália), More Jazz Series (Moçambique), Saje Jazz Festival (África do Sul), IJVC (Finlândia), Le Vallette Malta Jazz Festival (Malta), Crest Jazz Vocal (França), International Folk Music Festival (Boston, EUA) e Italian Woman In Jazz Festival (Nova York, EUA).

No Brasil, participou do IncontrinJazz entre Itália e Brasil realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de ter se apresentado em locais como o Teatro Eva Herz, em São Paulo; Academia Mineira de Letras e Fundação de Educação Artística, ambos em Belo Horizonte (MG); Triboz, no Rio de Janeiro; e Tom Jazz e Central das Artes, na cidade de São Paulo.

Além de compor trilhas sonoras para teatro, cinema e televisão, é professora titular no Conservatório de Música de Frosinone e foi docente no Conservatório de Música de Pescara, Latina, Bari, Lecce e Salerno, na cátedra de Canto e Improvisação em jazz. Também participa de seminários como Vivere di Cultura, BAICR Sistema de Cultura e Arcevia Jazz Fest.

Apaixonada pela música brasileira, em especial pela obra de Chico Buarque, ela gravou o CD “Caro Chico”, lançado no Brasil em 2015, pela Biscoito Fino, e depois pela gravadora Egea, na Itália. Entre as canções que integram o disco estão “Oh Che Serà” (O Que Será) e “Morena Dagli Occhi d’Acqua” (Morena dos Olhos d’Água), esta última com a participação do próprio Chico Buarque.

Banda do Instituto Anelo, exemplo de inclusão através da música (Foto Divulgação)

Banda do Instituto Anelo, exemplo de inclusão através da música (Foto Divulgação)

ANELO

O Instituto Anelo foi fundado oficialmente de 10 de Maio de 2000. Desde então já atendeu a mais de 3.500 pessoas nos seguintes projetos: Brincando com os Sons (musicalização infantil), Instrumentos e Canto, Prática de Banda e Sanfônica. Desde 2018 conta também com a Orquestra Anelo, grupo que trabalha com um repertório de música instrumental brasileira.

SERVIÇO

Agenda da cantora Susanna Stivalli

24/5 (sexta-feira):

Ensaio com os músicos do Instituto Anelo.

25/5 (sábado):

  • Pela manhã, visita à sede do Instituto Anelo e bate-papo com alunos e professores;
  • Show “ Susanna Stivali Caro Chico – Uma Homenagem a Chico Buarque com ÁfricAnelo”, às 20h, no Alma Jazz Club (Rua Santo Antonio, 452, Cambuí, Campinas, SP, fone: 19 3395-3700. Couvert: R$ 15).

26/5 (domingo):

Participação no Almoço Musical em comemoração aos 19 anos do Instituto Anelo no Tonico’s Boteco (Rua Barão de Jaguara, 1.373, Centro, Campinas, SP). Os convites são limitados e custam R$ 75,00 por pessoa (bebidas pagas à parte). Mais informações pelo telefone: (19) 3227-6778.

27/5 (segunda-feira):

Workshop com a Orquestra Anelo, às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Mestre Alceu (Rua Lasar Segall, 110, Jardim Florence I, Campinas, SP). Ensaio aberto ao público.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta