Capa » Cidadania » Câmara de Campinas discute moção de repúdio a deputado Bolsonaro
Câmara de Campinas discute moção de repúdio a deputado Bolsonaro
Senado cassa o mandato de Dilma Rousseff, após decisão semelhante da Câmara dos Deputados (Foto Adriano Rosa)

Câmara de Campinas discute moção de repúdio a deputado Bolsonaro

A Câmara Municipal de Campinas discute em sessão nesta quarta-feira, 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos, moção dos vereadores Carlão do PT e Pedro Tourinho, ambos do Partido dos Trabalhadores, de repúdio ao deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), pela sua afirmação de que apenas não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque “ela não merece”. A declaração tem provocado muitos protestos por todo país.

Os vereadores campineiros apresentaram a Moção de Repúdio “pelas palavras ofensivas, machistas, com tom de ameaça e incitação ao crime de estupro, dirigidas à deputada Maria do Rosário pelo deputado Jair Bolsonaro, na Câmara Federal, dia 9 de dezembro de 2014. Conforme vídeo amplamente divulgado pela imprensa e em redes sociais, o deputado afirma que só não a estupraria porque ela “não merece””, citam os vereadores.

Para Carlão do PT e Pedro Tourinho, “com esta afirmação o deputado falta com o decoro, exigido e esperado de todo parlamentar, tanto que já foi dada entrada na Comissão de Ética da Câmara com o pedido de cassação de Bolsonaro”.

“Outro agravante é que o discurso do parlamentar ocorre nas vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro) e pouco depois do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher (25 de novembro), em que movimentos sociais foram às ruas, em todo o País, defender o combate à violência contra a mulher”, afirmam os vereadores.

 

A conduta do parlamentar é totalmente contrária ao que se espera do Congresso Nacional, que tem papel de defender os direitos humanos e as leis pertinentes, como a Lei Maria da Penha, que pune os atos de violência contra a mulher.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>