Capa » Campinas 250 anos » Movimento fará diagnóstico sobre o centro de Campinas
Movimento fará diagnóstico sobre o centro de Campinas
Avenida Francisco Glicério, eixo principal no centro de Campinas (Foto José Pedro Martins)

Movimento fará diagnóstico sobre o centro de Campinas

Secretário Ney Carrasco explica ações da Prefeitura pensadas para o Centro de Campinas (fotos Neander Heringer)

Secretário Ney Carrasco explica ações da Prefeitura pensadas para o Centro de Campinas (fotos Neander Heringer)

Até o final de 2014 o Movimento Vida no Centro de Campinas promoverá uma série de debates, com a participação de especialistas em diversas áreas e representantes da sociedade e do poder público, visando a construção de um diagnóstico preliminar sobre a região central da cidade. O diagnóstico apontará propostas de ações e projetos prioritários para requalificar o Centro de Campinas, nas áreas econômica, social, ambiental, da gastronomia, cultural e do patrimônio histórico.

A agenda de debates foi anunciada na quarta-feira à noite, 23 de julho, no lançamento do Movimento Vida no Centro de Campinas, na Associação Campineira de Imprensa (ACI). O lançamento contou com a presença de representantes da sociedade civil, da Prefeitura e da Câmara Municipal. Estavam presentes, entre outros, o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, e os vereadores Luiz Carlos Rossini e André Von Zuben, além de representantes das organizações que já integram o Movimento e cidadãos em geral.

O Movimento Vida no Centro de Campinas pretende reunir apoios crescentes, entre a comunidade em geral, objetivando um Centro cada vez mais ativo, que expresse a valorização da cultura e do patrimônio histórico, um espaço para atividades econômicas sempre mais dinâmicas e geradoras de riqueza e renda, um território de respeito integral à vida, aos recursos naturais e aos direitos básicos de cidadania. Para isso, será um Movimento intersetorial, envolvendo diferentes áreas e parceiros.

O Movimento terá reflexões e ações norteadas por documentos e conceitos que expressam importantes avanços civilizatórios, como os das Cidades Educadoras, da Agenda 21, da Carta da Terra, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (Carta de Paris), dos conceitos de Cultura Viva e Economia Criativa.  

Já manifestaram apoio ao Movimento Vida no Centro de Campinas, além da própria ACI, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Clube de Diretores Lojistas (CDL), Conseg-Centro e Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), DNA Social/Girasonhos, AEDHA-Guardinha, Campinas que Queremos – Observatório Cidadão e coletivos de cultura Nina, Moinho, UniCult, Rede Usina Geradora, Rede Mercados do Futuro, Iniciativa das Religiões Unidas e Associação Reconvivência.

A agenda de debates, para um diagnóstico preliminar sobre o Centro de Campinas, começará dia 7 de agosto, às 18h30, no auditório da ACIC, com os temas Patrimônio Histórico e Gastronomia. Os próximos debates serão dias 3 de setembro (Economia e Educação, local a ser definido); 16 de outubro (Cultura, Social e Gênero, Estação Cultura); 5 de novembro (Meio Ambiente e Acessibilidade): e 4 de dezembro (Síntese dos encontros, na ACI).

O evento de lançamento do Movimento Vida no Centro de Campinas, na ACI, foi aberto com a apresentação do Ensemble de Clarinetas, composto por Gilberto Portilho, Luciana Silva, Edmilson Fernandes, Edson Oliveira, Philipe Lucas de Castro e Leandro Alves. O evento foi transmitido via web, pelo coletivo de comunicadores livres Socializando Saberes (socializandosaberes.net.br)

Ensemble de Clarinetas fez maravilhosa apresentação no início do evento

Ensemble de Clarinetas fez maravilhosa apresentação no início do evento

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

2 comentários

  1. maria rita Amoroso

    Alan Reparou que o Ney nem menciona as parcerias com IAB AVEIRO PUC.!!!!!!

Deixe uma resposta