Capa » Cultura Viva » Uma diva discreta
Uma diva discreta

Uma diva discreta

Por Eduardo Gregori

Cantora e produtora campineira Margareth Reali volta ao estúdio após uma década e lança single de olho no Brasil e no mundo
Margareth Reali não está tocando nas rádios, não está cantando nos programas de auditório e nem em lives bombadas nas redes sociais. Não, ela não está em uma grande turnê com bailarinos coreografados e cenário ultratecnológico.
Apesar de parecer remar contra uma maré que impulsiona e mantém muitos artistas em destaque, Margareth com seu jeito meigo, sua elegância, voz suave e meio tímida, construiu uma bem-sucedida carreira que já contabiliza 33 anos e que a levou a produzir e a cantar de igual para igual com grandes nomes da MPB.
Foram dez anos longe dos estúdios e do palco, tempo para criar o filho, se recuperar de um AVC e se dedicar à produção de shows. Mas o hiato de uma década não foi suficiente para calar a vontade de voltar a gravar e de reencontrar seu público. E são estes desejos que trazem de volta a Margareth cantora, uma artista sem medo de se reinventar e de olhar além dos muros da MPB.
Em parceria com Torcuato Mariano, produtor do The Voice Brasil (Globo), Margareth acaba de gravar um single em inglês e aguarda trâmites de direitos autorais para lança-lo. A ideia da artista é gravar pelo menos mais quatro músicas e lançar um EP.
Quantos anos de estrada, Margareth?
Ao todo são 33 anos se for contar o tempo que comecei cantando com 15 anos em comerciais, festivais e depois na música erudita.  Como cantora de música popular comecei a cantar profissionalmente em 1995, há exatos 25 anos. Entre 2010 e 2020 trabalhei como produtora também, principalmente de grandes artistas da música instrumental.
Como a música surgiu na sua vida?
Eu comecei a cantar na igreja Batista que minha família frequentava. Acredito que toda minha afinação e percepção tenha sido desenvolvida nessa fase, pois aos sete anos já participava de coros e fazia as linhas do contralto ou soprano.
E como foi seu caminho até o palco e  discos com grandes nomes da MPB?
Em 1995 o Fernando Faro, que foi um dos maiores diretores musicais do Brasil, me viu cantar na Unicamp e disse que gostaria de me preparar para gravar um CD. A oportunidade para o primeiro CD chegou e Faro convocou grandes nomes da música brasileira para participar do meu primeiro trabalho, que se chama “Onde o Céu Azul é Mais Azul”, que já está fora do mercado e tem poucas cópias disponíveis em sebos e no Mercado Livre. Nesse CD eu gravei com Sérgio Dias dos Mutantes, Lanny Gordon, Marcos Pereira, Cristóvão Bastos, Amilson Godoy, Natan Marques e muitos outros nomes importantes.
Que tipo de repertório mais te inspira a cantar?
A música dos compositores do Clube da Esquina sempre foi a que mais tocou meu coração . Eu também gosto de músicas com um certo ar “progressivo”  ou com toques eletrônicos. Também gostaria de cantar com um rapper, por exemplo.
Porque você preferiu uma carreira mais discreta?
Quase não tiro fotos com as estrelas que trabalham para minha empresa. Dianne Reeves, por exemplo, estrela internacional que eu já produzi aqui no Brasil, inclusive para um show na Virada Cultural, eu não fiquei pedindo pra tirar fotos com ela. Muitos produtores já mentiram dizendo que fizeram projetos que eu fiz , justamente porque me mantenho assim, o mais discreta possível. Faz parte da minha personalidade ser assim, mas preciso trabalhar isso agora, pois como cantora, as pessoas precisam ver o que estou fazendo nas redes sociais e na imprensa.
Porque este hiato de 10 anos sem cantar?
Logo no início da minha carreira de produtora comecei a trabalhar com nomes muito importantes como Eumir Deodato e o grupo Som Imaginário do maestro Wagner Tiso.  Eu não tinha tempo e nem disposição física para ter mais trabalho, pois também cuidei do meu filho sozinha, já que o pai dele mora no Rio de Janeiro e nunca dividiu o trabalho de cuidar comigo.
Em 2018 fiz um pequeno show no Sesc Campinas e pensei em voltar a cantar a partir desse momento, mas tive um AVC no dia seguinte do show e travei uma batalha também com a minha saúde, o que adiou a minha volta por mais 2 anos, até 2020.
O que te levou para a produção de shows?
Sinceramente, foi a necessidade de ganhar mais dinheiro. Em 2010 eu já estava sendo bastante reconhecida, mas não ganhava muito dinheiro. A fase escolar de uma criança e manter uma casa funcionando é muito caro. Com os trabalhos de produção artística eu tive mais estabilidade financeira para pagar com o pai do meu filho boas escolas, cursos e também possibilitar que meu filho sonhasse com o futebol até os 16 anos.
O trabalho de produtora possibilitou também que meu filho tivesse a minha presença na maior parte dos treinos, nas viagens para os testes no Brasil  e até nos treinamentos especiais com a equipe do América MG, para ele fazer testes na Europa. Eu levava meu laptop e trabalhava das arquibancadas dos Campos de Futebol. Meu filho desistiu do futebol para ser engenheiro, mas eu agradeço por toda essa trajetória ao lado dele, que me fez muito feliz também.
Ao assistir shows produzidos por você, não batia uma vontade de voltar?
Muitas vezes bateu vontade de cantar sim e muita saudade dos palcos, mas entrei firme no papel de produtora e nem mesmo aceitei convites de alguns artistas, para fazer participações especiais nos shows. Eu nunca gostei de misturar as coisas, pois jamais quis parecer oportunista com os artistas que trabalham comigo.
O que a motivou a voltar a cantar?
Como disse, eu já tinha pensado nisso, em 2018, mas tive um AVC que atrasou meus planos. Cantar continua sendo a grande paixão da minha vida e isso nunca mudou. Eu parei para ser uma mãe mais presente e responsável e creio que cumpri meu papel. Agora que meu filho já tem 20 anos eu posso me dedicar com mais segurança e mais tranquilidade, mantendo também a minha empresa de shows que cuida da produção de outros artistas.
Você vai lançar um single. Fale-nos um pouco como ele foi pensado e produzido
O Torcuato Mariano hoje é muito conhecido como produtor do The Voice Brasil, mas eu o conheci em 1999, quando ele era diretor da antiga gravadora EMI. Artisticamente sou apaixonada pelo trabalho dele, justamente porque ele mistura sons eletrônicos com acústicos de uma forma muito elegante.
Torcuato sempre foi muito generoso comigo me aconselhando principalmente. Em 2010 ele me chamou para gravar uma canção com ele e já tinha em mente que o arranjo dessa música deveria ser capaz de abranger dois mercados: o brasileiro e o internacional. Essa ideia ficou guardada lá traz, junto com uma pré-produção da música. Em 2020, dez anos depois e durante a quarentena, a música foi concluída e está pronta para o lançamento.
Este single pode dar frutos e se transformar em um álbum?
A ideia é ter patrocínio para fazer um video clipe e gravar mais 3 ou 4 músicas para fazer um EP e lançar nas redes digitais. Claro, o Torcuato é o produtor musical que eu quero ter em tudo isso, pois pra mim ele é a pessoa certa para me ajudar a mostrar minha nova identidade musical.
E se lançasse um álbum, gostaria de lançá-lo em formatos analógicos como o vinil e o cassete?
Eu não desenvolvi essa vontade ainda, mas pode acontecer.  A mixagem do meu single foi feita pelo Carlos Freitas e ele optou pelo old school, ou seja, mixagem com fitas, que é um padrão antigo e isso deu um acabamento incrível na música. Eu senti a minha voz muito mais quente do que em gravações totalmente digitais.
É difícil voltar em um momento em que parece não ser mais necessário ser afinada, ter técnica e uma voz preparada para o canto?
Eu sempre soube que música não é só talento, mas também disciplina e perseverança. No mundo atual eu percebo  que não adianta uma super voz incrível se também não forem desenvolvidas outras qualidades que alinham desde o entendimento das mudanças do mercado musical até a consciência dos problemas globais.
A sociedade quer um artista que também tenha representatividade frente aos movimentos que combatem as injustiças sociais, ambientais , raciais , de sexo etc. Não é fácil ser artista no mundo de hoje, que requer tanta exposição e engajamento. Talvez o talento fique agora  em segundo plano, porque essa representatividade seja mais importante.
Como você analisa o cenário musical brasileiro da atualidade?
Eu gosto de muita coisa, mas tem uma parte da MPB que eu acho extremamente chata.  Artistas que pararam no tempo e ficam só vivendo do sucesso passado, não se propõem a fazer nada novo, diferente, isso eu acho extremamente triste!
Também não me identifico  com artistas jovens que parecem que nasceram com 70 anos e insistem numa vida nos padrões dos artistas boêmios antigos e numa sonoridade cheirando a mofo, como se isso fosse algo cult. Trabalho com artistas idosos que dão de 10 a 0 em muita gente jovem e eles me ensinam muito sobre o que é  se reinventar na música.
Que estilo de música você jamais cantaria? Porque?
Eu só não canto o que fere os meus sentimentos ou que esteja vinculado a movimentos políticos com os quais eu discordo.  Cantar em qualquer evento que seja a favor do fascismo, por exemplo, eu nunca faria isso na minha vida.

Sobre Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista formado pela Pontifícia Católica de Campinas. Nasceu em Belo Horizonte e por 30 anos viveu em Campinas, onde trabalhou na Rede Anhanguera de Comunicação. Atualmente é editor do blog de viagens Eu Por Aí (www.euporai.com.br) e vive em Portugal