Capa » Campinas 250 anos » Unicamp trará especialistas dos EUA para debater crise hídrica em São Paulo e Campinas
Unicamp trará especialistas dos EUA para debater crise hídrica em São Paulo e Campinas
Sistema Cantareira quase seco: situação dramática na região mais populosa do país (Foto Adriano Rosa)

Unicamp trará especialistas dos EUA para debater crise hídrica em São Paulo e Campinas

Especialistas em crise hídrica dos Estados Unidos participarão de uma grande discussão promovida pela Unicamp nos próximos meses sobre saídas para a crise hídrica que ameaça a Grande São Paulo e a região de Campinas. O debate será promovido para que “não venham medidas de cima para baixo, mas de baixo para cima” no equacionamento da crise hídrica, segundo o professor Dr.Antônio Carlos Zuffo, do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp. Os reservatórios do Sistema Cantareira chegaram a 6,9% de sua capacidade nesta terça-feira, 6 de janeiro.

Os especialistas norteamericanos convidados a participar da discussão são Richard Palmer, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Massachusetts, e Willian Werrick, do Instituto de Recursos Hídricos, do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos. Os dois têm atuado no enfrentamento a situações de estiagem em várias partes do mundo. O professor Palmer é o pesquisador principal do Centro de Ciências do Clima do Nordeste, localizado na Universidade de Massachusetts, que estuda o impacto das mudanças climáticas no regime hidrológico, entre outros temas.

Em 2014, Palmer e Werrick já estiveram no Brasil, participando do Workshop Internacional sobre Resolução de Conflitos e Escassez de Água em São Paulo, promovido pela própria Unicamp e que teve o professor Zuffo como um dos organizadores. Também participou Stefanie M.Falconi, da Universidade Johns Hopkins.

“A ideia é envolver vários atores na discussão, os gestores públicos, o Consórcio e os Comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, várias organizações, as Universidades”, informa o professor Zuffo. “Queremos que a solução para a grave crise hídrica aconteça de baixo para cima, com a participação ampla da sociedade, e não de cima para baixo”, afirma o especialista da Unicamp.

O professor Zuffo entende que é “altíssimo” o risco de desabastecimento de água na Grande São Paulo e região de Campinas em 2015, se não chover acima da média histórica nos próximos meses, como informou ontem a Agência Social de Notícias. (Ver em http://agenciasn.com.br/arquivos/1882)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta