Capa » Centros Urbanos » Vazão do rio Atibaia em Campinas cai 28 mil litros por segundo em quatro dias
Vazão do rio Atibaia em Campinas cai 28 mil litros por segundo em quatro dias
Rio Atibaia, que corta a região de Campinas: tratamento de esgotos é grande desafio no Brasil (Foto José Pedro Martins)

Vazão do rio Atibaia em Campinas cai 28 mil litros por segundo em quatro dias

A vazão do rio Atibaia, pouco antes da captação de água para Campinas no distrito de Sousas, chegou a 39,6 metros cúbicos, ou 39,6 mil litros, por segundo no início da tarde de terça-feira, 27 de janeiro. Pois neste sábado, 31 de janeiro, quatro dias depois, a vazão já está em 11,7 m3, ou 11,7 mil litros por segundo. Uma vazão distante do limite crítico para a captação, de 4 metros cúbicos por segundo.  Ontem o prefeito Jonas Donizette reiterou que estão sendo feitos estudos para a construção de um reservatório de água para Campinas e afirmou que todas as medidas que forem tomadas, com o eventual agravamento da crise hídrica, “serão divulgadas amplamente e com antecedência para a população”.

De acordo com o Cepagri/Unicamp, choveu 1,7 milímetro nos últimos três dias em Campinas. O volume de chuvas continua bem abaixo da média histórica para o mês, de 280 mm. Para este final de semana, segundo o Cepagri, o tempo variará entre parcialmente nublado e nublado com pancadas de chuva à tarde e noite, devido a passagem de uma frente fria. Há possibilidade de temporais.

No domingo, haverá predomínio de sol com aumento de nuvens e possíveis chuvas rápidas e isoladas à tarde. A temperatura estará ligeiramente mais baixa, com tendência de elevação no domingo, máxima de 30C à tarde e mínima de 20C na próxima madrugada.

O prefeito Jonas Donizette comentou a situação da crise hídrica em Campinas na manhã desta sexta-feira, dia 30, no lançamento de um elenco de obras para o Bosque dos Jequitibás. O prefeito garantiu que a cidade “já tem um Plano de Contingência para enfrentar a crise, com medidas a serem tomadas em todas as situações críticas que surgirem”.

O prefeito assegurou que estão em curso entendimentos para a construção de um reservatório de água para a cidade. Será um reservatório com capacidade projetada para garantir o abastecimento de Campinas durante 50 dias.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>