A Cultura Viva do Brasil empolga Congresso Mundial promovido pelo papa
Célio Turino abriu o Congresso no Vaticano (Foto Divulgação Scholas Occurrentes)

A Cultura Viva do Brasil empolga Congresso Mundial promovido pelo papa

“Sabem por que iniciamos este processo de Cultura Viva? Porque a vida é livre”. Assim o historiador Célio Turino, convidado da Academia de Ciências do Vaticano, abriu a sua intervenção na conferência inaugural do Congresso Mundial de Scholas Occurrentes, que acontece até esta quinta-feira, 5 de fevereiro, sob o tema geral “Arte e inclusão social”. O projeto Scholas Occurrentes, liderado pelo Papa Francisco, já reúne 400 mil escolas em todo mundo. Durante o evento está sendo lançado o projeto de Scholas Labs, um laboratório educativo a nível mundial, com aulas compartilhadas através da Internet.

Turino foi convidado para abrir o Congresso em função de sua passagem pelo Ministério da Cultura, na gestão de Gilberto Gil, quando foi o organizador e principal impulsionador do Programa Cultura Viva, que resultou na proliferação de milhares de pontos de cultura pelo Brasil. Um novo conceito de cultura, fundamentado no saber e no fazer com afeto, com solidariedade, e não focado em construções ou grandes teatros.

“Empoderemos as pessoas. Que elas se encontrem e ativem iniciativas de cultura viva comunitária”, disse Turino na abertura do Congresso, que reúne participantes do mundo todo. Célio Turino, que é funcionário da Prefeitura de Campinas, sempre destacou que o primeiro Ponto de Cultura do Brasil funcionou no distrito de Joaquim Egídio.

Ainda na abertura do Congresso, o bispo chanceler da Pontifícia Academia de Ciências, monsenhor Marcelo Sanchez Sorondo, afirmou que um dos grandes desafios do mundo contemporâneo é a inclusão social, “que fundamentalmente é educação”. Já o chefe do Cerimonial do Vaticano, monsenhor Guillermo Kärcher, destacou que a proposta do Papa “é uma ideia revolucionária porque está reunindo distintas realidades, distintas entidades, desde educadores, empresários, políticos, artistas, desportistas, além das fronteiras da religião. Aqui não importa o credo e sim a boa vontade”.

Congresso reúne participantes de mais de 40 países (Foto Divulgação Scholas Occurrentes)

Congresso reúne participantes de mais de 40 países (Foto Divulgação Scholas Occurrentes)

 

 

 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>