Capa » Educação » Campinas na sala de aula: para pensar a Educação de qualidade
Campinas na sala de aula: para pensar a Educação de qualidade
Reitor da Unicamp, Dr.José Tadeu Jorge, na série do Compromisso Campinas pela Educação (Foto Divulgação CCE)

Campinas na sala de aula: para pensar a Educação de qualidade

O Compromisso Campinas pela Educação (CCE), iniciativa liderada pela Fundação FEAC, lançou nesta semana a série de depoimentos em vídeo “Campinas na sala de aula”. Uma reflexão profunda sobre a Educação em Campinas e no Brasil, seus desafios, os atores envolvidos, por parte de algumas personalidades locais, como o reitor da Unicamp, professor Dr.José Tadeu Jorge, que abriu a série. São educadores, gestores de organizações não-governamentais e outros, que dão sua opinião sobre um dos maiores desafios coletivos para o país.

O reitor da Unicamp observa em seu depoimento que a Educação deve ser vista como um sistema, começando pela Educação Infantil e indo até o Ensino Superior. Em todas as etapas, desafios específicos.

A Educação como prática da liberdade, a escola como lugar de incentivo à criação, são destacados por sua vez pela presidente do Centro Boldrini, Dra. Silvia Brandalise. “Ensinar a criança a pensar, a não se arrepender com os erros” é um dos grandes desafios da escola público, segundo a Dra.Silvia.

O diretor da Escola Estadual “Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado”, Adriano Rolindo, acentua a importância da valorização do professor, como ponto fundamental para o fortalecimento da escola pública. Ele ressalta ainda o grande desafio de maior qualidade na Educação.

O Compromisso Campinas pela Educação (CCE) foi lançado em 2007, sob liderança da Fundação FEAC, visando mobilizar a sociedade civil com o propósito de chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates acerca da qualificação da educação, especialmente na cidade de Campinas.

Nesses sete anos, o CCE tem se empenhado em participar de espaços de construção e discussão sobre política pública de Educação e em planejar atividades diversas visando estreitar vínculos com escolas públicas, faculdades e universidades do município, entre outros aliados e movimentos congêneres.

O CCE também publica informações, dados, estudos e pesquisas sobre Educação, prioritariamente sobre o município de Campinas. Grande parte dessa meta é cumprida com os estudos realizados no âmbito do Observatório da Educação, ligado ao Compromisso Campinas.

E o CCE ainda promove e organiza eventos, concursos e premiações que coloquem a causa Educação em máxima evidência. Casos do Concurso Cultural Minha Família na Escola, que teve mais de 1400 inscritos em 2014, e do Prêmio Atitude Educação, lançado no ano passado. No início de novembro, o CCE realiza a Semana de Educação de Campinas, com várias atividades em diferentes espaços. Em 2015, todas as atividades do Compromisso Campinas pela Educação vão girar, prioritariamente, em torno do tema Valorização da Escola, definido em enquete durante a 5a Semana da Educação, em novembro do ano passado. Mais informações no site: http://www.compromissocampinas.org.br/

José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp:

Adriano Rolindo, diretor da EE “”Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado”:

Dra.Silvia Brandalise, presidente do Centro Boldrini:

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.