Capa » Cultura Viva » Infinitos Acordes: os caminhos da viola caipira – Levi Ramiro
Infinitos Acordes: os caminhos da viola caipira – Levi Ramiro
Levi Ramiro: o artesão de sons e instrumentos musicais, mais uma vez se apresenta em Campinas (Foto Adriano Rosa)

Infinitos Acordes: os caminhos da viola caipira – Levi Ramiro

Uma viagem pela diversidade cultural brasileira, um mergulho no universo da viola caipira, que é uma das mais expressivas expressões da arte popular. Assim é o Projeto Infinitos Acordes, que documentou em vídeo a produção de oito violeiros com estilos e sotaques distintos, exatamente para espelhar a riqueza multicolorida da música de raiz. Pelos acordes de Levi Ramiro, Julio Santin, Milton Araújo, João Arruda, Zeca Collares, João Paulo Amaral, Paulo Freire, Ricardo Vignini e Zé Helder, é possível trilhar os caminhos da viola caipira em sua essência.
O Projeto Infinitos Acordes é resultado da parceria entre os jornalistas Josiane Giacomini e Adriano Rosa, que também assina as fotos e as filmagens, e o editor e videomaker Filipi do Canto. Foram meses de pesquisa, elaboração de roteiro e gravações, resultando em documentário ainda inédito de 45 minutos que resume um dos mais importantes capítulos do cancioneiro popular brasileiro, o da viola caipira. Do documentário foram desmembrados oito videoclipes com trechos das entrevistas e das músicas que os violeiros apresentaram durante os depoimentos.

Cada violeiro conta a sua trajetória, as suas influências, causos que vivenciaram ou não, e principalmente tocam e cantam suas músicas. Músicas que refletem a biografia de cada um, o jeitão de cada um encarar e cantar a vida.

O construtor de instrumentos musicais Levi Ramiro, o pesquisador do folclore brasileiro João Arruda, o também pesquisador e pescador João Paulo Amaral, o médico Julio Santin,  o violeiro refinado Zeca Collares, o especialista na afinação Rio Abaixo Milton Araújo, o apaixonado pelas veredas do sertão Paulo Freire e os inovadores Ricardo Vignini e Zé Helder (com suas adaptações do rock para a viola caipira) – o itinerário do Projeto Infinitos Acordes pelas andanças desses violeiros permite um novo olhar – um olhar mais amplo, multidimensional – sobre a velha e eterna viola caipira.

LEVI RAMIRO

Natural em Uru, pequena cidade do interior paulista, Levi gosta de percorrer as estradas da viola caipira mas sempre gosta de voltar às raízes, para se alimentar da terra – atualmente ele reside em Pirajuí, pertinho de onde nasceu. É um multimúsico, tocador de viola mas também de violão, percussão, gaita… Ama tanto a viola que aprendeu fazer o instrumento. Faz violas de cabaça e escavadas em peça única de madeira. Assim, quando não viaja para shows por todo Brasil, está compondo ou exercendo o ofício de luthier em Pirajuí. Grande arranjador, tem produzido CDs para vários nomes importantes da música de raiz, como Socorro Lira, Julio Santin, Adriano Rosa, Daniel de Paula e Mauro Silva e Oliveira, entre outros. Já lançou sete CDs próprios, como “Maracanãs” (selo independente), “Trilha dos Coroados” (com apoio Proac) e “Capiau” (independente). Na “Trilha dos Coroados”, faz um resgate da história e da cultura dos índios que habitavam o Noroeste paulista antes da construção das ferrovias.  Divulgador da música caipira, gosta de passear pelos diversos estilos do cancioneiro regional brasileiro. Por sua versatilidade, por mostrar em seu trabalho toda a rica diversidade da música de raiz, Levi Ramiro abre a série do Projeto Infinitos Acordes. Mais informações: www.leviramiro.com.br

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta