Capa » Campinas 250 anos » Após “fumaça branca”, Jonas Donizette é eleito presidente da RMC
Após “fumaça branca”, Jonas Donizette é eleito presidente da RMC
Os 16 prefeitos que participaram do encontro em Holambra, com Jonas Donizette no centro (Fotos Adriano Rosa)

Após “fumaça branca”, Jonas Donizette é eleito presidente da RMC

A conversa reservada entre os 16 prefeitos presentes, dos 20 que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), foi encarada por um deles como uma  reunião típica de “sucessão papal”. Depois de uma hora de encontro, apareceu então a “fumaça branca” e a confirmação de que o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, será o presidente em 2015 do Conselho de Desenvolvimento da RMC. A reunião do Conselho que marcou a eleição de Jonas, por aclamação, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25 de fevereiro, em Holambra. O prefeito de Santa Bárbara D´Oeste, Denis Eduardo Andia, que também aspirava ao posto, é o novo vice-presidente do Conselho da RMC.

O encontro aconteceu em Holambra porque o seu prefeito, Fernando Fiori de Godoy, estava deixando a presidência do Conselho de Desenvolvimento da RMC. A vice-presidente até hoje era a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara.

Foi um dos prefeitos presentes na reunião do Conselho quem usou a expressão “fumaça branca” para designar o consenso que marcou a eleição de Jonas Donizette e Denis Andia para a direção da RMC em 2015. “Fumaça branca” é a expressão usada quando, em uma reunião dos cardeais no Vaticano, é finalmente escolhido o novo papa da Igreja Católica em um processo sucessório.

De fato houve, nas últimas semanas, um “movimento de convergência” para esse encaminhamento, como definiu o subsecretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.

Mesquita foi o principal articulador para que houvesse o consenso em torno do nome de Jonas para a presidência do Conselho da RMC. Na terça-feira, dia 24, véspera portanto do encontro de hoje, houve um encontro que praticamente selou a chapa de consenso. Mas faltava a chancela do conjunto de prefeitos, o que aconteceu na manhã desta quarta-feira.

O processo sucessório foi dirigido pelo próprio subsecretário. Ele cumprimentou o ex-presidente, Fernando de Godoy, a ex-vice, Cristina Carrara, e a diretora da Agemcamp, Ester Viana. E pediu então a aclamação para Jonas Donizette e Denis Andia.

Mesquita se referiu ao prefeito de Campinas como “uma pessoa experiente e obstinada, que tem foco e procura trabalhar da melhor forma pela população”. Salva de palmas e o Conselho de Desenvolvimento da RMC, formado pelos 20 prefeitos e mais número igual de representantes do governo estadual, tem novo presidente e vice, em um momento “muito crítico, de crise moral, das instituições e econômica”, como definiu o prefeito de Holambra, Fernando de Godoy.

Em seu discurso de posse, o prefeito de Campinas destacou que “uma das premissas” para sua postulação à presidência do Conselho, como expôs aos prefeitos, é a de que utilizará “uma visão plana, visando o bem da região como um todo, e não observando critérios de tamanho ou grandeza”.

Ele adiantou que proporá, nos próximos encontros do Conselho, que representantes do governo estadual apresentem propostas ou projetos das respectivas secretarias e, na parte da tarde, se encontrem individualmente com os prefeitos, em uma espécie de “governo descentralizado”. Os quatro prefeitos que não estavam presentes enviaram representantes ao encontro em Holambra.(Por José Pedro Martins)

Prefeitos saindo da reunião reservada que selou a eleição de Jonas como presidente do Conselho da RMC em 2015

Prefeitos saindo da reunião reservada que selou a eleição de Jonas como presidente do Conselho da RMC em 2015

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta