Capa » Campinas 250 anos » Jonas tem plano para Região de Campinas atrair investimentos
Jonas tem plano para Região de Campinas atrair investimentos
Jonas na reunião em Holambra que o elegeu presidente do Conselho da RMC (Foto Adriano Rosa)

Jonas tem plano para Região de Campinas atrair investimentos

A atração de novos investimentos para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), contribuindo com a recuperação das finanças dos municípios e, com isso, garantindo qualidade nos serviços públicos. Esta será uma das prioridades do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, conforme anunciou no encontro desta quarta-feira, 25 de fevereiro, em Holambra.

O prefeito de Campinas demonstrou ter um plano para que a RMC atraia novos investimentos, em um “cenário difícil” para a economia brasileira, como ele próprio descreveu no evento em Holambra. Ele deu indicativos desse plano no encontro reservado com os prefeitos, que antecedeu a sua chancela como novo presidente do Conselho, e também na própria reunião oficial, aberta ao público.

Na conversa particular com prefeitos de 15 dos 20 municípios que compõem a RMC (os demais enviaram representantes), Jonas acentuou que utilizará, como “uma das premissas” de seu mandato como presidente do Conselho, “uma visão plana, visando o bem da região como um todo, e não observando critérios de tamanho ou grandeza”.

Depois, na reunião aberta, o prefeito de Campinas deu mais indicativos de como pretende atrair investimentos para a RMC. Ele afirmou que irá convidar o novo presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, já para a próxima reunião do Conselho, que acontecerá em março em Campinas.

Jonas lembrou que Quirós é morador na região. “Vamos pedir para que ele apresente os projetos da Investe São Paulo, para que os municípios possam se preparar”, destacou o prefeito de Campinas.

O novo presidente do Conselho da RMC sabe que o equacionamento da crise hídrica em São Paulo é fundamental para a qualidade de vida na região, incluindo a possibilidade de novos investimentos. Na reunião de Holambra, ele disse que enfrentar a crise hídrica é uma das prioridades de seu mandato.

Acenou, a respeito, com a necessidade de empenho para que a Região Metropolitana de Campinas, no contexto das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), tenha maior voz na discussão sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, que deve acontecer em 2015.

“A região de Campinas precisa ser contemplada, na renovação da outorga do Cantareira, em função da importância que tem no estado de São Paulo”, afirmou Jonas. Ele lembrou ter solicitado ao governador Geraldo Alckmin a sua inclusão no Comitê que está discutindo a crise hídrica na Região Metropolitana de São Paulo. “Solicitei essa inclusão, porque o Cantareira tem relação direta com a Região Metropolitana de Campinas e as bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí. E na renovação da outorga precisamos estar mais presentes”, assinalou.

Investe São Paulo – O novo presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, é empresário e acionista do Grupo Advento, holding especializada nos setores de Engenharia, Infraestrutura e Construção Civil. Ele é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e foi presidente da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Abex-Brasil).

Quirós começou a sua trajetória como dirigente e líder empresarial em Campinas. Ele foi o fundador e primeiro presidente do Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empresariais (Gênese), entre 1991 e 1992.

A Investe São Paulo é a Agência do governo paulista que tem a missão de promover a competitividade da economia estadual e de atrair novos investimentos. É ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

São hoje 53 projetos na carteira da Investe São Paulo, somando um potencial de investimento de R$ 6,4 bilhões com capacidade de gerar cerca de 14,7 mil empregos diretos. Desde a sua criação, em dezembro de 2008, a Agência já anunciou 96 projetos de investimentos no Estado, contabilizando investimentos de R$ 25,8 bilhões e a geração de mais de 53 mil empregos diretos. A Agência cita que, entre os projetos captados, estão as empresas Hyundai, Natura, GV do Brasil, Toyota, Foxconn, Honda, Chery, AGC, Gerdau, P&G, entre outras.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta