quarta-feira , 20 setembro 2017
Começam obras na Glicério: o novo centro de Campinas
Trecho na Orosimbo Maia foi interrompido para início das obras na Glicério (Fotos José Pedro Martins)

Começam obras na Glicério: o novo centro de Campinas

Começaram na manhã deste sábado, 28 de fevereiro, as obras de requalificação da avenida Francisco Glicério, rumo a um novo centro de Campinas. Na primeira etapa as obras estarão concentradas no trecho da Glicério entre avenida Orosimbo Maia e rua Marechal de Deodoro. A intenção da Prefeitura é que as reformas na Glicério, principal via pública da cidade, sejam um modelo para toda a região central. Esta pode ser a maior intervenção urbana em Campinas desde a década de 1950, quando foi concluído o Plano Prestes Maia.

As obras que compreendem aterramento da fiação elétrica e de telefonia, entre outras, exigem vários meses de mudanças no tráfego na região central. A Prefeitura recomenda evitar ao máximo a região. Placas e faixas estão avisando os motoristas. Agentes da Emdec estarão auxiliando motoristas e pedestres.

O segundo trecho de obras será entre Marechal Deodoro e avenida Benjamin Constant.  O terceiro, entre Benjamin e General Osório. Depois, entre General Osório e Conceição. E o último trecho, até 30 de novembro, entre Conceição e avenida Moraes Salles. As obras serão então suspensas, em função do final do ano, e serão concluídas em 2016.

Faixas avisam sobre as obras na região central

Faixas avisam sobre as obras na região central

 

Duas equipes trabalharão, lado a lado da avenida, entre  7 e 22 horas, com sábados e domingos se necessário. Haverá apenas trânsito local e serão colocados tapumes e passarelas para pedestres. As mudanças na fiação elétrica serão quadra por quadra, e todos moradores e lojistas serão avisados com antecedência.

De forma associada, serão realizadas algumas obras em pontos específicos. Na praça do Joquei Clube, a iluminação de sódio será substituída por vapor metálico. O Largo do Pará e o Viaduto da Aquidaban receberão iluminação ornamental.

Iluminação mais eficiente, despoluição visual, padronização dos quiosques que serão instalados na calçada ampliada, paisagismo como ordenador do espaço, iluminação cênica nova para os monumentos históricos, a cargo da CPFL, e a troca da pichação por grafite, em parceria com artistas locais, são algumas ações propostas. Também há uma proposta de cobertura de bancas e estações de ônibus com células fotovoltaicas.

Primeiro trecho de obras entre avenida Orosimbo Maia e rua Marechal Deodoro

Primeiro trecho de obras entre avenida Orosimbo Maia e rua Marechal Deodoro

Um comentário

  1. Claudemir De Grecci

    Seria uma réplica viária do centro de Caracas, onde o Prefeito a transformou o ambiente degradado em prazeroso para a população?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>