Capa » Esporte » Biografia de Joaquim Cruz será lançada nesta quarta em Campinas
Biografia de Joaquim Cruz será lançada nesta quarta em Campinas
Biografia de um campeão, por Rafael de Marco

Biografia de Joaquim Cruz será lançada nesta quarta em Campinas

“Matador de Dragões”, biografia do campeão olímpico Joaquim Cruz, será lançado nesta quarta-feira, 18 de março, a partir das 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas. Assinado pelo jornalista Rafael De Marco, a biografia conta com os prefácios dos jornalistas Juca Kfouri e Dorrit Harazim.

O preço de capa é de R$ 50 e parte do dinheiro arrecadado com a venda será destinado ao Instituto Joaquim Cruz, organização sem fins lucrativos que desenvolve programas esportivos para crianças e adolescentes, em Brasília. Com 396 páginas, o livro é publicado pelo selo da Editora Multiesportes.

O livro sobre a vida de Joaquim Cruz narra a trajetória do garoto pobre nascido em Taguatinga, uma das cidades satélites de Brasília, até a glória da medalha de ouro na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, e a medalha de prata nos Jogos de Seul, em 1988.

A obra narra também todas as dificuldades do atleta, que sofreu oito cirurgias ao longo da carreira e nasceu com uma perna dois centímetros mais curta que a outra. Joaquim Cruz mora nos Estados Unidos desde 1981 e não esconde a alegria com a possibilidade de partilhar sua vida com os brasileiros.

“Contar a minha história é a possibilidade de mostrar ao povo do Brasil que é possível, com trabalho e dedicação, realizar seus maiores sonhos. Eu sonhei ser campeão olímpico, lutei contra todas as dificuldades e batalhei muito para atingir meu objetivo. Fico feliz que as pessoas descubram como foi essa jornada”, afirma Joaquim que não se furtou a nenhum ponto de sua vida. As glorias, como as duas medalhas olímpicas nos 800 metros, e as decepções, como o fato de não ter disputado as finais dos 1.500 metros nos Jogos de Los Angeles e Seul, o primeiro por doença e o segundo por se envolver com uma polêmica com as atletas norte-americanas Florence Griffith-Joyner e Jackie Joyner. Na biografia, os leitores terão a oportunidade de ir além dos fatos que marcaram a carreira do grande campeão do atletismo.

“No livro, a narrativa dá voz aos sentimentos de Joaquim Cruz. Tão importante quanto os acontecimentos que se desenrolaram é como o corredor e o ser humano atravessou cada um deles. A ideia foi mergulhar na mente e nas memórias de Joaquim Cruz”, explica Rafael De Marco.

Para De Marco, a biografia de Joaquim Cruz resgata o herói olímpico que brilhou nas pistas de atletismo nas décadas de 1980 e 1990 ao mesmo tempo em que apresenta um grande brasileiro às novas gerações.

Confira o prólogo – O prólogo da biografia “Matador de Dragões, a história e a filosofia de vida do campeão Olímpico Joaquim Cruz” está disponível no blog do autor (www.fishpodtocatamento.wordpress.com/) ou na página do livro no Facebook (www.facebook.com/biografiajoaquimcruz?ref=hl).

Graduado em Jornalismo e Educação Física pela PUC-Campinas, Rafael De Marco acumula 25 anos de experiência profissional. Atou como repórter e editor nos jornais Diário do Povo, Notícia Já e Correio Popular, todos na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Entre 2012 e 2014, integrou a equipe da ZDL Comunicação, de São Paulo. Atualmente, é editor de publicações esportivas na Editora Multiesportes. Entre os títulos, destaque para a revista SuperTreino, voltada para musculação, nutrição e fitness. Também editou as revistas Corredores S/A, Golf Digest Brasil e Fitness Business Latin America. A biografia de Joaquim Cruz é seu primeiro livro.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>