No Dia Mundial da Doença de Parkinson, entidade de Campinas promove palestra
O secretário municipal de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, abre o evento neste sábado, Dia Mundial da Doença de Parkinson (Foto Martinho Caires)

No Dia Mundial da Doença de Parkinson, entidade de Campinas promove palestra

No Dia Mundial da Doença de Parkinson, lembrado neste dia 11 de abril, sábado, a Associação Campinas Parkinson (ACP) promove evento gratuito e aberto à população, das 9h30 às 12 horas, abordando a cirurgia nos casos dessa doença e seus  múltiplos aspectos.  O evento, que será realizado no auditório da IMA (Informática de Municípios Associados), será aberto pelo Secretário Municipal de Saúde, Cármino Antônio de Souza. Em seguida, a médica Elizabeth Quagliato fala sobre a história  de  fundação da Associação Campinas Parkinson (ACP), seguindo-se a apresentação da ACP, pelo seu presidente, Omar Abel Rodrigues.

O tema “A Cirurgia na Doença de Parkinson” será apresentado pela médica e professora Alessandra Gorgulho, neurocirurgiã e chefe clínica  e científica do HCor Neurociência de São Paulo. “Os Aspectos Práticos e Burocráticos Para a Realização da Cirurgia do Portador de Parkinson” serão apresentados, por sua vez, pelas médicas Anelyssa Cisne D’Abreu – neurologista-clínica da Unicamp, responsável pelo ambulatório de distúrbios do movimento e Juliana Zuiani – neurocirurgiã da Unicamp, responsável pela neurocirurgia funcional para a Doença de Parkinson.

O Dia Mundial da Doença de Parkinson,  a 11 de abril de cada ano, faz referência ao nascimento de James Parkinson, médico inglês, que descreveu a doença em 1817. Hoje, estima-se que mais de  400 mil brasileiros tenham Parkinson. Os principais sintomas são: tremor de repouso, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e alteração no equilíbrio.

Como a doença é progressiva e degenerativa, o paciente deve procurar suporte médico para realizar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Por isso, o Dia Mundial da Doença de Parkinson é uma data propícia para a conscientização da sociedade.

O Auditório da IMA (Informática de Municípios Associados), onde será realizado o evento deste sábado, fica na rua Bernardo de Souza Campos, 42, Praça Dom Barreto, ao lado da Sanasa, na Av. da Saudade, bairro Ponte Preta, em Campinas. Haverá estacionamento no local para participantes. Confirmações de presenças: acpcampinas@yahoo.com.br ou pelos fones (19) 9-9602-0408 / 9-9792-6233.

O evento da Associação Campinas Parkinson tem patrocínio da Fórmula & Cia Farmácia de Manipulação e apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Unicamp, HCor Hospital do Coração e WPrint Gráfica Digital.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>