Capa » Cultura Viva » Damião também faz as suas presepadas na Virada Cultural de Campinas
Damião também faz as suas presepadas na Virada Cultural de Campinas
As Presepadas de volta à Estação Cultura (Fotos Martinho Caires)

Damião também faz as suas presepadas na Virada Cultural de Campinas

“As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo”, da Damião e Cia de Teatro, foi uma das atrações da Virada Cultural Paulista em Campinas, no sábado, 30 de maio, na programação intercalada entre os shows na Estação Cultura. O circo-teatro, o clown, os ecos das trupes mambembes na plataforma da principal estação do complexo ferroviário campineiro.

Muitas fontes nas origens de "As Presepadas"

Muitas fontes nas origens de “As Presepadas”

Múltiplas fontes estão na origem das narrativas de “As Presepadas”. Damião, explica a Damião e Cia de Teatro, é um homem muito pobre, amigo da vadiagem, porém esperto e generoso. Um dia ele e sua irmã, Cosma, recebem a visita de dois homens, que parecem ainda mais pobres e necessitados que eles. Damião acolhe os dois homens e lhes dá de comer e beber.

Alegorias e diversidade de narrativas na plataforma da Estação Cultura

Alegorias e diversidade de narrativas na plataforma da Estação Cultura

Damião nem tinha ideia do que estava para acontecer. Os convidados do acaso revelam ser na verdade o próprio Jesus Cristo e São Pedro e oferecem a Damião a prenda de três pedidos, em agradecimento a sua hospitalidade. O homem, esperto como convém, continua a Damião e Cia de Teatro, pede que ele sempre ganhe no jogo, que tenha mais uma hora de vida quando a morte vier buscá-lo e que aquele que subir em uma determinada árvore só desça quando ele mandar.

As históricas escadarias da estação também ocupadas pelas "Presepadas"

As históricas escadarias da estação também ocupadas pelas “Presepadas”

Pois essas foram então as prendas concedidas a Damião, e das quais ele fará bom – ou mau – uso, para enriquecer e enganar a todos, até a Morte. Entram em cena Jesus, São Pedro, a Morte, o Governador, o Diabo, entre outras personagens e alegorias, para narrar a saga de Damião, o homem que enganou a morte.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>