Capa » Campinas 250 anos » Crise hídrica continua, alerta presidente da ANA na abertura de encontro ambiental em Campinas
Crise hídrica continua, alerta presidente da ANA na abertura de encontro ambiental em Campinas
Encontro acontece até dia 25 no Solar das Andorinhas, em Campinas (Foto José Pedro Martins)

Crise hídrica continua, alerta presidente da ANA na abertura de encontro ambiental em Campinas

A crise hídrica, que atingiu em cheio a Região Sudeste em 2014, com forte impacto nas regiões de São Paulo e Campinas, ainda não foi totalmente equacionada. A advertência foi feita pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, na abertura do 24º Encontro e a 24ª Assembleia Nacional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), na noite desta terça-feira, 23 de junho, no Solar das Andorinhas, em Campinas.

Vicente Andreu destacou que, por efeito do El Niño, deve ser acirrada a condição de seca no Semi-Árido, que já dura quatro anos, e por outro lado devem aumentar as chuvas na região Sul e provavelmente na Amazônia. O presidente da ANA lamentou que a chamada crise hídrica tenha “deixado rapidamente o noticiário”, apesar de ela não estar totalmente equacionada.

A crise hídrica, em sua opinião, deixou evidente a necessidade de “trazer os municípios para mais perto da gestão dos recursos hídricos”. A legislação brasileira, lembrou, levou o saneamento para a esfera ambiental, mas por outro lado a gestão dos recursos hídricos continua na esfera federal e estadual. “Os municípios devem estar mais próximos da gestão dos recursos hídricos”, reiterou.

Também participaram da abertura do 24º Encontro e a 24ª Assembleia Nacional da ANAMMA o prefeito Jonas Donizette, o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, a secretária estadual do Meio Ambiente, Patricia Iglecias, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, o presidente da ANAMMA, Pedro Wilson Guimarães, o vereador Luiz Carlos Rossini, a secretária-executiva do ICLEI, Jussara Carvalho, e Mario Mantovani, representando a SOS Mata Atlântica. O evento prossegue até quinta-feira, com a presença de representantes de órgãos municipais do Meio Ambiente de todo país. Mais de 400 pessoas estão inscritas.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta