Palácio dos Jequitibás terá energia solar e estações para recarregar carros elétricos
Salão Vermelho, no Palácio dos Jequitibás, terá reunião do Concidade sobre o Plano Diretor: organizações pedem maior participação popular (Foto José Pedro Martins)

Palácio dos Jequitibás terá energia solar e estações para recarregar carros elétricos

Por José Pedro Martins

O Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura Municipal de Campinas, vai se transformar em um território de disseminação de energias renováveis. O prédio vai receber painéis de energia solar e duas das doze estações de recarga de bateria para automóveis elétricos que devem ser implantadas na cidade até o final do ano em parceria com a CPFL e a BYD, empresa chinesa instalada em Campinas. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 25 de junho, no Solar das Andorinhas, pelo secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, no encerramento do 24º Encontro e Assembleia anuais da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).

Já eleito como novo presidente nacional da ANAMMA, Menezes participou da Mesa Oportunidades na economia de baixa intensidade de carbono frente às mudanças climáticas. O secretário informou que o projeto básico para instalação dos painéis solares no Palácio dos Jequitibás está em elaboração pela Unicamp.

A expectativa da Prefeitura, afirmou o secretário, é a de economia de cerca de um terço dos gastos com energia elétrica. O projeto está sendo financiado com recursos do Proamb – Fundo Municipal de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente. A ideia é que o Paço Municipal abrigue um sistema de demonstração de energia solar para a comunidade, acrescentou Menezes.

Mesa sobre Oportunidades frente às Mudanças Climáticas

Mesa sobre Oportunidades frente às Mudanças Climáticas

As estações de recarga de carros elétricos são fruto da parceria entre a CPFL e a BYD. Como a Agência Social de Notícias informou ontem, doze ônibus elétricos com emissão zero de carbono, fabricados pela gigante chinesa, começarão a circular em julho pelas ruas de Campinas. Dois táxis elétricos também já estão transitando pela cidade. A BYD também instalou em Campinas  primeira fábrica de painéis solares fotovoltaicos do Brasil, lembrou Rogério Menezes. A meta da empresa é produzir painéis que, somados, representarão 400 megawatts anuais de energia elétrica.

Todas essas medidas, observou o secretário, integram a preparação de Campinas para a sua Política Municipal de Mudanças Climáticas, que será formulada. Outra iniciativa associada é o Inventário de Emissão de Gases-Estufa da Região Metropolitana de Campinas, que vai abranger os 20 municípios da RMC. O Inventário está sendo construído em parceria com a organização ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

A Certificação Ambiental diferenciada, observando vários critérios, é outro passo ligado à Política Municipal de Mudanças Climáticas e à “construção de uma cidade sustentável”, ressaltou Rogério Menezes. A nova modalidade de Certificação Ambiental de empresas, que receberá prioridade de análise na Prefeitura, incluirá critérios como redução da emissão de gases-estufa e material particulado, redução de efluentes gerados, paisagismo com espécies nativas regionais, uso de materiais sustentáveis na construção, instalações prediais sustentáveis, reutilização/redução de matérias-primas, medidas de acessibilidade, uso racional da água e inclusão de reeducandos, egressos, idosos e pessoas com deficiência.

Também participaram da Mesa Rodolfo Sirol, diretor da CPFL; Sonia Karin Chapman, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem; Renata Gasperi, coordenadora da Estação Produtora de Água de Reuso da Sanasa-Campinas; e Adalberto Maluf, diretor de Relações Governamentais e Marketing da BYD Brasil.

Um dos táxis elétricos que já circulam pelas ruas de Campinas

Um dos táxis elétricos que já circulam pelas ruas de Campinas

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>