Capa » Cultura Viva » Oficina de Mamulengos e Teatro de Bonecos na Estação Cultura ainda tem inscrições abertas
Oficina de Mamulengos e Teatro de Bonecos na Estação Cultura ainda tem inscrições abertas
Cartaz da oficina que acontece na Estação Cultura

Oficina de Mamulengos e Teatro de Bonecos na Estação Cultura ainda tem inscrições abertas

Ainda estão abertas as inscrições para a Oficina de Mamulengos e Teatro de Bonecos, que será ministrada por Sebastian Marques a partir do dia 22 de julho, quarta-feira,  no Vagão de Bonecos da Estação Cultura, em Campinas. Serão duas turmas, às quartas e  sábados, na iniciativa do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura, a EMCeA, a Rede Usina Geradora de Cultura, o Ponto de Cultura Inventor de Sonhos e a Universidade das Culturas (UNICULT).

A oficina de Mamulengos e Teatro de Bonecos é um processo pedagógico-social não formal baseado na pesquisa, recriação e conteúdos do folclore e cultura popular tradicional, cujo objetivo é incentivar o aluno/ator ao trabalho coletivo, possibilitando sempre formas diferentes para a criação espontânea e oferecendo aos participantes um primeiro contato com a prática teatral através de jogos e exercícios de integração, sensibilização corporal e improvisação por meio da construção e elaboração de bonecos/mamulengos.

A oficina se destina a professores, atores, atrizes, arte-educadores(as), associações comunitárias e demais interessados a partir de 12 anos. Serão duas turmas, uma às quartas, outra aos sábados. Os conteúdos abordados envolverão o conhecimento teórico referente à tradição do teatro de bonecos, serão apresentadas as ferramentas básicas de manipulação e técnicas de interpretação, tendo como base uma apostila e vídeos com referências ao teatro de bonecos. A oficina proporcionará ensaios com roteiro, música e dança, ensaios abertos ao público e apresentações.

As inscrições estão abertas até 19/ de julho. O link para inscrições é: http://goo.gl/forms/yjSalmvbQM
A proposta, segundo os realizadores, é a formação da cidadania a partir do conhecimento da vivência social e pedagógica de um contexto cultural que leve em conta a memória das culturas regionais.
O mamulengo é uma expressão da arte popular nordestina que se guarda elementos das tradições do folclore ibérico, sendo remanescente dos espetáculos da “Commédia Dell Arte”. A expressão lúdica do mamulengueiro consiste em manipular com as mãos como quem articula a própria vida.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.