Capa » Cultura Viva » Teoria da Relatividade em seis lições, no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA)
Teoria da Relatividade em seis lições, no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA)
Auditório do CCLA: espaço de debates históricos para Campinas (Foto Martinho Caires)

Teoria da Relatividade em seis lições, no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA)

A Teoria da Relatividade, que mudou a forma de pensar na ciência e na sociedade ao longo do século 20, será o tema de um curso em seis lições, com início nesta quinta-feira, 13 de agosto, a partir das 16 horas, no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), que fica na rua Bernardino de Campos, 989, centro de Campinas. O curso será ministrado pelo professor Reinaldo Rigitano, docente aposentado do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, do Instituto de Física “Gleb Wathagin”, da Unicamp.

O professor Rigitano atuou por trinta anos em ensino e pesquisa científica na Unicamp, bem como na organização de conferências especializadas. Ele esclarece que a Teoria da Relatividade trata de fenômenos fundamentais da natureza e deve estar presente, em seus elementos, na formação de cidadãos de cultura ampla. Assim, o objetivo das palestras será trazer esclarecimentos sobre tais fenômenos, em apresentações acessíveis.

Após a sessão de abertura, nesta quinta-feira, as outras lições do curso serão nos dias dias 20 e 27 de agosto, 03, 10 e 17 de setembro, sempre no horário das 16 horas. A entrada é grátis para os interessados.

Albert Einstein (1879-1955) publicou a Teoria da Relatividade Especial, ou Restrita, em 1905, e dez anos depois editou a Teoria Geral da Relatividade, que completa portanto 100 anos em 2015.

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.