quarta-feira , 20 setembro 2017
Observatório da Educação lança publicações sobre aprendizado em Português e Matemática na FEAC
Ensino e aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática, um dos grandes desafios da educação brasileira (Foto Adriano Rosa)

Observatório da Educação lança publicações sobre aprendizado em Português e Matemática na FEAC

Campinas é conhecida como polo científico e tecnológico, mas o desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio em Português e Matemática ainda está longe do ideal. Em 2013, a proporção de alunos dos nonos anos com nível adequado de Matemática, de acordo com a Prova Brasil, era de 12%, e em Língua Portuguesa a proporção era de 28%. Pois considerações detalhadas e com a indicação de sugestões sobre o ensino e aprendizagem nessas disciplinas, com base na avaliação da Prova Brasil realizada por alunos de Campinas, são o foco de duas publicações que o Observatório da Educação lança nesta quarta-feira, 12 de agosto, em evento a partir das 19 horas, no auditório da Fundação FEAC (rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP), quando os autores das mesmas participarão de bate-papo com os presentes.

O Observatório é vinculado ao Compromisso Campinas pela Educação (CCE) e tem como objetivo divulgar e disponibilizar estudos diversos. Os materiais até então produzidos estão em  http://compromissocampinas.org.br/observatorio-da-educacao/

Com muitos números, tabelas e outros recursos gráficos, as publicações são assinadas por renomados especialistas, que tecem comentários sobre o ensino e a aprendizagem das duas disciplinas fundamentais para a compreensão de mundo e para a formação da consciência crítica e reflexiva dos alunos do ensino fundamental.

“Pontos e contrapontos do ensino e da aprendizagem de Matemática na perspectiva da avaliação da Prova Brasil” é de autoria de Ruy César Pietropaolo. “Pontos e contrapontos do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa/Leitura na perspectiva da avaliação da Prova Brasil” tem a assinatura de Zuleika de Felice Murrie.

Os dois autores participarão, no evento de lançamento, de bate papo com a mediação da Profa. Dra. Maria Inês Fini, coordenadora do Observatório da Educação. Entre os assuntos que serão abordados no bate papo, com a esperada especial participação de professores das disciplinas, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas, estão a importância das estruturas lógico matemática e científica no desenvolvimento das crianças e adolescentes; a estratégia do desenvolvimento das estruturas sócio linguísticas e culturais na construção da identidade e da cidadania; obstáculos que alunos encontram para aprender matemática e português; e como consolidar as primeiras estruturas cognitivas por meio do ensino das duas disciplinas.

Ruy César Pietropaolo é licenciado em Matemática e em Pedagogia, com mestrado em Educação e doutorado em Educação Matemática pela PUC/SP. É docente do corpo permanente do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, stricto sensu, da Universidade Anhanguera de São Paulo. Recebeu o Prêmio CAPES de Teses 2006 em razão da melhor tese de 2005 na área de Ensino de Ciências e de Matemática. A outra autora, Zuleika de Felice Murrie, é professora universitária aposentada, bacharel/licenciada em Língua Portuguesa (FFLCH-USP/FE-USP) e mestre/doutora na área de Didática: Linguagem e Educação (FE-USP). Atuou como professora nos ensinos fundamental, médio e superior em escolas públicas e privadas. Participou da elaboração de matrizes curriculares para a avaliação do Enem, Encceja, Saresp, prova São Paulo dentre outras. Produz como coautora os relatórios do Saresp – Língua Portuguesa desde 2006 até o presente editado em 2015. É autora de vários livros, como “Língua Portuguesa” (livro didático para ensino médio aprovado no PNLD); “Livro do educador” (organizadora e coautora). Projeto Escola e Cidadania para o ensino médio. São Paulo: Editora do Brasil, 2000; “Livro do professor: venda proibida?” (coautora), São Paulo: Plêiade, 1997;e “O ensino de português” (organizadora e coautora), São Paulo: Contexto, 1993.

O Observatório da Educação foi criado em 2013, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), e é voltado para a produção de estudos e pesquisas sobre a educação no município. O CCE é uma iniciativa liderada desde 2007 pela Fundação FEAC e que objetiva mobilizar a sociedade civil para chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates em torno da qualificação da Educação, especialmente no município de Campinas.

 

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