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Um salto de qualidade na educação infantil, desde três municípios pernambucanos
Gestoras e professoras em educação infantil de São Lourenço da Mata, no lançamento da nova fase do Programa Primeiro a Infância (Fotos José Pedro Martins)

Um salto de qualidade na educação infantil, desde três municípios pernambucanos

Um salto na educação infantil de São Lourenço da Mata, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. Este é o objetivo do Programa Primeiro a Infância, que teve a sua segunda fase lançada nesta quinta-feira, 20 de agosto, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana de Recife, com a presença de gestores e educadores dos três municípios pernambucanos. A nova fase do programa terá como foco a construção participativa do Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar que trabalha com educação infantil nos municípios.
O Programa Primeiro a Infância é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. A Oficina Municipal, organização especializada em capacitação na gestão pública, foi contratada pelo Fundo para acompanhar a implementação do Programa Primeiro a Infância.

São Lourenço da Mata: a educação infantil como prioridade

São Lourenço da Mata: a educação infantil como prioridade

A construção do PPP – Como lembrou o diretor da Oficina Municipal, José Mário Brasiliense Carneiro,  a primeira fase do Programa, no primeiro semestre de 2015, foi a contribuição com a construção dos Planos Municipais de Educação, de modo que eles incorporassem a dimensão da Educação Infantil, com metas e estratégias para o setor. “Agora estes Planos Municipais de Educação devem ser implementados, e o melhor instrumento para isso é o Projeto Político Pedagógico de cada escola”, observou José Mário Carneiro.
É através do Projeto Político Pedagógico (PPP), acrescentou o diretor da Oficina Municipal, que cada escola vai colocar em prática, de acordo com a sua realidade, as metas e estratégias previstas no Plano Municipal de Educação.
O Projeto Político Pedagógico, destacou Oneide Ferraz Alves, supervisora do Primeiro a Infância pela Oficina Municipal, é o documento que reúne as diretrizes e metas de cada escola, em conformidade com o que é indicado no Plano Municipal de Educação. O PPP inclui os recursos humanos e materiais que devem ser utilizados para que essas diretrizes e metas sejam alcançadas, em um determinado período de tempo.
A nova fase do Programa Primeiro a Infância vai durar um ano e meio. A expectativa do Fundo Juntos pela Educação, que patrocina o Programa, é que até o final de 2016 todas as escolas de educação infantil dos três municípios tenham seu Projeto Político Pedagógico já sendo implementado na prática.
O primeiro momento será a elaboração, pelas respectivas secretariais municipais de educação, de um documento norteador, com as diretrizes para a educação infantil, em conformidade com o Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação.
Em seguida serão elaborados os PPPs de cada escola de educação infantil nos três municípios. “É fundamental que o Projeto Político Pedagógico seja construído de forma participativa”, observou Janine Schultz, coordenadora dos programas educação infantil e educação integral do Instituto C&A. Os PPPs serão então implementados e avaliados de forma permanente, para eventual correção de rumos.

Gestores no lançamento da segunda fase do Primeiro a Infância

Gestores no lançamento da segunda fase do Primeiro a Infância

Importância do Programa – Participaram do evento de lançamento da segunda fase do Programa Primeiro a Infância, em São Lourenço da Mata, gestores públicos, diretores e professores de escolas de educação infantil dos três municípios.
O prefeito de São Lourenço da Mata, Gino Albanez, sublinhou o apoio da iniciativa privada a ações pela melhoria da educação. O vice-prefeito de Camaragibe, João Bosco Gonçalves da Silva, ressaltou a importância da educação infantil, “a base da educação”
Os secretários de Educação dos três municípios salientaram o papel do Projeto Político Pedagógico. “Os municípios construíram seus Planos de Educação, e as escolas vão torna-los efetivos, com a execução dos PPPs”, disse a secretária municipal de Educação de São Lourenço da Mata, Ana Paula Ceneviva.
Através do PPP, completou a gestora de Educação de Camaragibe, Adriana Cecília Dantas, a escola “exerce aquele que é o seu grande papel, que é contribuir para a construção da autonomia das crianças”. Para o secretário municipal de Educação de Cabo de Santo Agostinho, Adelson Moura, o Programa Primeiro a Infância, de forma geral, irá contribuir para que a educação infantil “seja vista e praticada realmente pelo aspecto pedagógico, como o primeiro e especial momento para que a criança e futuro adulto comece a desenvolver suas capacidades”.
O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004. A sua primeira iniciativa foi o Programa pela Educação Integral, desenvolvido entre 2005 e 2013, com apoio a ações em São Paulo, Paraíba, Ceará e Pernambuco. O Programa Primeiro a Infância é o novo campo de atuação do Fundo, que visa apoiar financeira e tecnicamente ações inovadoras em educação.

Professoras de educação infantil reunidos no evento: desafios e esperança

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