Capa » Comportamento » Única banda cover feminina dos Beatles na Beatleweek de Liverpool sai de Campinas no domingo para o festival
Única banda cover feminina dos Beatles na Beatleweek de Liverpool sai de Campinas no domingo para o festival
A banda BGirls, de Campinas, é a única banda cover dos Beatles formada só por mulheres no International Beatleweek de Liverpool, o maior festival do gênero no mundo que começa dia 26 de agosto (Fotos: Martinho Caires)

Única banda cover feminina dos Beatles na Beatleweek de Liverpool sai de Campinas no domingo para o festival

Por Adriana Menezes

Elas nasceram na década de 1990 e conheceram a banda de rock mais aclamada do mundo trinta anos depois que foi criada em Liverpool (Inglaterra). O que poderia ser apenas a música ouvida por seus pais tornou-se o repertório definitivo de Bruna Neves, 24 anos, Juliana Milasseno, Marina Tavares e Yara Oliveira, de 23, que formam a única banda cover feminina dos Beatles no Brasil, quiçá no mundo.  As BGirls embarcam neste domingo, dia 23 de agosto, para participar pela primeira vez do International Beatleweek, o maior e mais importante festival de covers dos Beatles que acontece no lendário The Cavern Club, em Liverpool, para o qual elas foram especialmente convidadas e serão as únicas representantes femininas entre as bandas.

As BGirls, portanto, não se contentaram em apenas ouvir, dançar, gritar e espernear pelos Beatles, mas resolveram romper a barreira de um território que até então estava restrito aos homens. Todas se conheceram na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), há cinco anos. “Chegamos para estudar e estávamos no mesmo Instituto de Artes, no curso de Música ou de Midialogia. Numa simples conversa, no meio da aula, falávamos sobre Beatles e resolvemos montar uma banda para tocar em festas na universidade”, diz a paulistana Juliana Milasseno, que é estudante de Música e faz baixo e voz na banda. “Logo começamos a gostar muito do negócio”, completa Yara Oliveira, de Itu (bateria e voz), formada em Música.

Marina Tavares, Bruna Neves, Juliana Milasseno e Yara Oliveira se conheceram há cinco anos na Unicamp e no mesmo ano formaram a banda (Foto: Martinho Caires)

Marina Tavares, Bruna Neves, Juliana Milasseno e Yara Oliveira se conheceram há cinco anos na Unicamp e no mesmo ano formaram a banda (Foto: Martinho Caires)

Em maio de 2010 começaram a ensaiar, pelo menos uma vez por semana, em uma sala do próprio Instituto de Artes, lembra a mineira Bruna Neves (guitarra e voz), formada em Midialogia. “Fazíamos ensaios abertos. E em dezembro daquele ano fizemos o primeiro show em uma festa. O pessoal nos ‘pagava’ com cerveja e começou a rolar muito convite. O primeiro show com cachê foi no Bar do Zé, em Barão Geraldo.”

Sem se intimidar

Segundo Bruna, os ensaios já chamavam a atenção no Instituto porque não é muito comum ouvir rock ou pop nas salas de aula de Música, onde estuda-se muito mais clássicos, eruditos e instrumentais. “Também achavam legal ser um grupo de Beatles formado por mulheres. Não houve rejeição na universidade, mas quando fomos para fora desse ambiente chegamos a ouvir algumas críticas sobre isso”, diz Bruna. As quatro não se intimidaram e continuaram com a banda. “A paixão pelos Beatles só aumentava à medida que tocávamos e aprendíamos mais sobre eles”, concordam todas por unanimidade.

A santista Marina Tavares (guitarra e voz), estudante de Midialogia, lembra que em 2012 elas gravaram o primeiro clip das BGirls (que pode ser visto no site da banda www.bgirlsmusic.com.br), e assim surgiu a produtora de vídeo da qual são sócias Juliana, Marina e Bruna.  Hoje as BGirls são a única banda cover dos Beatles formada só por mulheres no Brasil, e a única que vai participar da International Beatleweek de Liverpool 2015.

No festival Abbey Road On The River, em Louisville, Kentuck (EUA), elas conheceram a meia-irmã de John Lennon que elogiou a banda e disse que vai vê-las em Liverpool (Foto: Arquivo da banda)

No festival Abbey Road On The River, em Louisville, Kentuck (EUA), elas conheceram a meia-irmã de John Lennon que elogiou a banda e disse que vai vê-las em Liverpool (Foto: Arquivo da banda)

 

Brasil e EUA

No primeiro semestre de 2013, BGirls fez 37 shows pelo Brasil – São Paulo, Minas Gerais e Paraná. “Só em maio foram dez”, lembra Bruna. Foi naquele ano que a banda se tornou oficial. Em dezembro de 2013, elas participaram da Beatleweek de Belo Horizonte, para a qual se inscreveram e foram selecionadas. Foi lá que os organizadores da International Beatleweek de Liverpool as conheceram e fizeram o convite para 2015. “Mas nós nem contávamos muito com isso, pra dizer a verdade”, conta Juliana, cinco dias antes de embarcar para o festival inglês que hoje se tornou realidade.

O figurino da banda era inexistente naquela época. “Usávamos terninhos, mas cada uma do seu jeito. Quando víamos as fotos, percebíamos que não fazia efeito nenhum”, lembram. Só em 2014 elas decidiram fazer uma roupa especial. “Foi no ano passado também que começamos a planejar os cinco anos da banda, que completamos agora em 2015”, diz Marina. Uma das ideias para a comemoração era participar de festivais. Yara descobriu o festival Abbey Road On The River, em Louisville, Kentuck (EUA), do qual elas participaram em maio deste ano, há três meses, e fizeram turnê de 12 shows nos Estados Unidos, dois deles em Nova York.

Foi no Abbey Road que as BGirls conheceram Julia, a meia-irmã e John Lennon. “Conversamos com ela, que disse que gostou muito da banda e queria nos levar para Liverpool. Falamos que iríamos para a International Beatleweek. Ela ficou contente e disse que vai nos assistir no festival”, diz Bruna sobre a fã ilustre da banda.

Em abril deste ano, antes da viagem para os Estados Unidos, as BGirls fizeram uma turnê de oito shows pelo Brasil ao lado de Ringer Star, o maior cover de Ringo Star do mundo. Elas o conheceram em Belo Horizonte em 2013, tiveram um ótimo entrosamento e o convidaram para essa turnê.

Paixão

Depois dessa trajetória que completa agora cinco anos, a principal atividade das quatro integrantes hoje é a banda. Ao longo desse tempo, houve várias mudanças na formação, algumas saíram e voltaram, mas esta é a composição de maior duração. O curioso é que Juliana e Marina passaram a apreciar os Beatles quando chegaram à universidade. Yara e Bruna já curtiam há mais tempo influenciadas pelos pais. “Eu ouvia desde que nasci”, diz Bruna. Yara lembra que aos 10 anos ganhou do pai a coletânea One dos Beatles, lançada em 2000. “Quanto mais a fundo nós vamos, mais deslumbradas nós ficamos por eles. Somos malucas por Beatles.”

No repertório de quase 100 músicas que elas tocam, passam por todos os álbuns dos Beatles, mas não incluíram todas as músicas. “Ainda não.” O álbum preferido da banda é o Abbey Road.

O festival International Beatleweek de Liverpool, no The Cavern Club, acontece de 26 de agosto a 1º de setembro. As BGirls embarcam no domingo para a Inglaterra e voltam no dia 3 de setembro. “Vamos passear um pouquinho também.”

Juliana Milasseno, de 23 anos, toca baixo na BGirls, tem uma produtora de vídeo e está concluindo sua graduação em Música na Unicamp; declara sua paixão por John Lennon sempre que tem oportunidade (Foto: Martinho Caires)

Juliana Milasseno, de 23 anos, toca baixo na BGirls, tem uma produtora de vídeo e está concluindo sua graduação em Música na Unicamp; a paulistana declara sua paixão por John Lennon sempre que tem oportunidade (Foto: Martinho Caires)

Bruna Neves, 24 anos, é mineira, formada em Midialogia na Unicamp, toca guitarra na BGirls e tem uma produtora de vídeo em sociedade com outras duas integrantes da banda (Foto: Martinho Caires)

Bruna Neves, 24 anos, é mineira, formada em Midialogia na Unicamp, toca guitarra na BGirls e tem uma produtora de vídeo em sociedade com outras duas integrantes da banda (Foto: Martinho Caires)

A santista Marina Tavares, 23 anos, é estudante de Midialogia na Unicamp, toca guitarra  na BGirls e também é sócia na produtora de vídeo

A santista Marina Tavares, 23 anos, é estudante de Midialogia na Unicamp, toca guitarra na BGirls e também é sócia na produtora de vídeo (Foto: Martinho Caires)

Yara Oliveira, 23 anos, nasceu em Itu, é formada em Música pela Unicamp e toca bateria na BGirls

Yara Oliveira, 23 anos, nasceu em Itu, é formada em Música pela Unicamp e toca bateria na BGirls (Foto: Martinho Caires)

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta