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Disparidades regionais na educação continuam um drama no Brasil
Ideb-2013 reiterou os enormes desafios para a educação no Brasil (Foto Adriano Rosa)

Disparidades regionais na educação continuam um drama no Brasil

O Brasil se aproxima da metade da segunda década do século 21 com enormes disparidades regionais na área da educação, representando a continuidade de um dos maiores dramas sociais no país. As diferenças regionais foram reiteradas com a divulgação dos dados de 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb-2013), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP), do Ministério da Educação.

De acordo com os dados do INEP, somente três estados não alcançaram as metas projetadas para o Ideb-2013 nos anos inicias (4ª série / 5º ano) do ensino fundamental na rede pública: Amapá (3,9, e a meta era 4,1), Rio de Janeiro (4,9 e a meta era 5,1) e Sergipe (3,8 e a meta era 3,9). Em 2011, todos os estados atingiram a meta. Entretanto, as médias escondem as diferenças em cada estado e entre eles.

Na Região Centro-Oeste, 89,0% dos municípios alcançaram a meta projetada para 2013 nos anos iniciais da rede pública. Na Região Sul, 83,6% dos municípios atingiram a meta estabelecida para 2013. Na Região Sudeste, 77,5% dos municípios alcançaram a meta. Na Região Norte, 60,% dos municípios atingiram a meta, sendo que no Amapá e no Pará alcançaram a meta somente 12,5% e 41,3% dos municípios, respectivamente . E na Região Nordeste, alcançaram a meta 57,7% dos municípios, sendo que no Maranhão, Alagoas e Sergipe atingiram a meta somente 27,5%, 44,6% e 47,9% dos municípios, respectivamente.

Em termos das metas projetadas para 2013 nos anos finais do ensino fundamental na rede pública, o desempenho foi muito menor. Somente oito estados alcançaram a meta estabelecida: Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. Em 2011, somente seis estados não haviam alcançado a meta para os anos finais do ensino médio na rede pública.  De novo, as médias escondem as realidades de cada estado e entre eles.

Na Região Centro-Oeste, 67,5% dos municípios atingiram a meta. Na Região Sudeste, 53,7% dos municípios atingiram a meta. Na Região Nordeste, somente 33,4% dos municípios alcançaram a meta. Na Região Norte, apenas 24,0% dos municípios alcançaram a meta. E em último lugar, surpreendentemente, na Região Sul, somente 23,1% dos municípios atingiram a meta estabelecida para os anos finais do ensino fundamental na rede pública em 2013.

Pois o desempenho foi ainda pior em termos das metas para o último ano do ensino médio na rede pública. O Ideb-2013 médio no Brasil foi de 3,7, abaixo da meta de 3,9. Somente quatro estados alcançaram a meta estabelecida para o ano no ensino médio da rede pública: Amazonas (3,2, com meta de 3,0), Pernambuco (3,8 e meta de 3,6), Rio de Janeiro (4,0 e meta de 3,8) e Goiás (4,o e meta de 3,8). O INEP não disponibilizou ainda os dados referentes ao desempenho dos municípios no ano final do ensino médio.

Anos finais do ensino fundamental e ensino médio são os períodos com pior desempenho no Ideb (Foto Adriano Rosa)

Anos finais do ensino fundamental e ensino médio são os períodos com pior desempenho no Ideb (Foto Adriano Rosa)

Sobre José Pedro Soares Martins

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