Capa » Campinas 250 anos » Crise hídrica em São Paulo e Campinas e mudanças climáticas globais em debate na Unicamp
Crise hídrica em São Paulo e Campinas e mudanças climáticas globais em debate na Unicamp
Cenário no Sistema Cantareira, no auge da crise hídrica, que está longe de ser equacionada (foto Adriano Rosa)

Crise hídrica em São Paulo e Campinas e mudanças climáticas globais em debate na Unicamp

A crise hídrica e as perspectivas para as regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo, assim como as mudanças climáticas globais, estarão em debate no dia 26 de novembro em evento na Unicamp, como parte da programação pelos 50 anos da Universidade. O evento, que reunirá alguns dos principais especialistas brasileiros nos temas, acontecerá no Centro de Convenções, entre 9 e 18 horas. Também haverá a presença de convidado estrangeiro, da Universidade do Texas.

O objetivo da mesa, segundo a Unicamp, é discutir “um dos principais desafios da humanidade nas próximas décadas, que é o das mudanças climáticas globais e seus possíveis impactos”. Serão enfatizados três dos principais temas a ele relacionados: situação atual e perspectiva das pesquisas sobre as mudanças climáticas globais e seus impactos no Brasil e no exterior; as mudanças climáticas globais e o meio-ambiente; a importância da interdisciplinaridade nas pesquisas sobre as mudanças climáticas e seus impactos; e a crise hídrica e energética.

Entre 9 e 12 horas, as Mudanças Climáticas Globais serão o tema em discussão. Presenças de Jurandir Zullo Jr, do Cepagri/Unicamp e  membro senior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE, EUA); Arlindo Philippi Jr, professor na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo, onde foi pró-reitor de Pós-Graduação, e também ex-membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e do Conselho Deliberativo do Interdisciplinary Investigation Center on Climate Change (INCLINE); Mohamed Habib, ex-diretor do Instituto de Biologia da Unicamp, sendo atualmente também professor de Pós-Graduação na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nas áreas de ecologia e desenvolvimento sustentável; e Robert Frodeman – University of North Texas, EUA, diretor do Centro para o Estudo da Interdisciplinaridade e Professor de Filosofia do Departamento de Filosofia dessa Universidade, sendo especialista em filosofia ambiental, interdisciplinaridade e política da ciência.

Entre 14 e 18 horas o tema será Crise Hídrica e Energética, com discussão sobre a situação nacional da água, Amazônia, NE e SE, problemas centrais para o consumo humano e produtivo; a crise energética nacional; e os recursos hídricos e o quadro das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas. Presenças de Luís Augusto Barbosa Cortez, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp;  Francisco Lahoz, Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e membro do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos (CNRH); Ildo Luis Sauer, professor da USP e ex-diretor da Petrobras; e Vicente Andreu Guillo, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA).

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta