Capa » Centros Urbanos » Campinas registra ventos de 114,3 km/h na noite desta terça-feira
Campinas registra ventos de 114,3 km/h na noite desta terça-feira
Chuva no centro de Campinas: Defesa Civil pede preparação para eventos extremos (Foto Adriano Rosa)

Campinas registra ventos de 114,3 km/h na noite desta terça-feira

Às 20 horas desta terça-feira, 17 de novembro, o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri-Unicamp) registrou ventos de 114,3 quilômetros por hora em Campinas. Houve queda de energia  e a CPFL passou a agir para o restabelecimento da eletricidade nos pontos afetados.

Eventos extremos têm sido cada vez mais comuns na região de Campinas. No último dia 27 de setembro, foram registrados ventos de 142,5 km/h, segundo o próprio Cepagri.

Nas próximas 48 horas, o tempo variará entre parcialmente nublado e nublado com pancadas de chuvas que podem ser fortes e virem acompanhadas de temporais à tarde. Na sexta-feira, uma frente fria atingirá o Estado e a nebulosidade estará mais intensa com chuvas generalizadas e fortes. A temperatura máxima será de 32oC à tarde e mínima de 20oC na madrugada.

Para o coordenador regional da Defesa Civil e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidney Furtado Fernandes, os ventos fortes dos últimos meses indicam a necessidade de revisão, por parte dos órgãos acadêmicos e de pesquisa, das escalas de vento normalmente usadas para subsidiar o planejamento urbano.

“Seria bom os órgãos acadêmicos reverem as escalas de vento usadas para planejamento territorial, para situações como instalação de estruturas metálicas, de fixação de outdoor e até de plantio de árvores”, afirma Sidney Fernandes, que também é promotor no Brasil da Campanha da ONU por Cidades Resilientes. Na sua opinião, os temporais indicam que os eventos extremos demandam maior atenção por parte das cidades. “Eventos assim multiplicam as áreas de risco para um território maior”, ele comenta.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.