Capa » Cidadania » Sala Nacional de Coordenação de Enfrentamento à microcefalia já funciona em Brasília
Sala Nacional de Coordenação de Enfrentamento à microcefalia já funciona em Brasília
Já funciona em Brasília a Sala Nacional de ações contra microcefalia (Foto Adriano Rosa)

Sala Nacional de Coordenação de Enfrentamento à microcefalia já funciona em Brasília

Já está em funcionamento em Brasília a Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Microcefalia, iniciativa do Ministério da Saúde e que conta com o apoio de outros ministérios. O propósito é contribuir para a coordenação de ações contra a proliferação do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Febre Chikungunya e Zika. A notícia da criação da sala foi antecipada pela Agência Social de Notícias dia 22 de dezembro (ver http://agenciasn.com.br/arquivos/5428).

Salas de situação já estão em funcionamento em 18 estados. Em outros quatro também serão implantadas salas: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, já são 2.975 casos suspeitos de microcefalia no país, em 656 municípios de 20 unidades da federação. Estão sendo investigados 40 casos de mortes suspeitas de microcefalia relacionadas ao vírus Zika.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o país conta com 16 unidades para diagnosticar o vírus zika. O repasse da tecnologia de diagnóstico às novas unidades capacitadas está sendo feito pelos laboratórios sentinelas de referência da Fiocruz, localizados no Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Pará (Instituto Evandro Chagas) e São Paulo (Instituto Adolfo Lutz). Nos últimos dias, mais de 200 mil novos agentes comunitários de saúde foram para as ruas em todo país, para combater os focos de Aedes aegypti. Os profissionais se juntam aos 43.920 agentes de combate às endemias que já realizavam o serviço junto à comunidade. A portaria com a inclusão das novas atribuições foi publicada no Diário Oficial da União. – See more at: http://agenciasn.com.br/arquivos/5428#sthash.gybqhAzF.dpuf

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>