Ao contrário do ano passado, 2016 começa com alta vazão nos rios da região de Campinas
Rio Atibaia voltou a encher com as fortes chuvas de dezembro (Foto Adriano Rosa)

Ao contrário do ano passado, 2016 começa com alta vazão nos rios da região de Campinas

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, 2016 começa com a alta vazão nos rios das bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde está a Região Metropolitana de Campinas (RMC). As chuvas intensas de dezembro contribuíram para elevar a vazão em todos os rios da região. Somente nas últimas 72 horas, segundo o Cepagri/Unicamp, choveu 67,8 milímetros em Campinas. A dúvida é se haverá novo período de forte estiagem a partir de abril, como ocorreu nos últimos dois anos. A região, de forma geral, ainda não está preparada para uma nova estiagem intensa.

Ainda de acordo com o Cepagri, nas próximas 48 horas o tempo variará entre parcialmente nublado e nublado com pancadas de chuva. A partir de domingo, as pancadas de chuva ficarão mais isoladas e menos intensas na região. Temperatura máxima prevista de 26C à tarde e mínima de 20C na madrugada. O Índice Ultravioleta está no máximo, sendo recomendado evitar se expor ao sol entre 11h da manhã e 16h da tarde. Ventos de norte, fracos a moderados mudando para sudeste no domingo.

A vazão do rio Atibaia em Valinhos, pouco antes da captação de água para Campinas, no distrito de Sousas, estava em 34,32 metros cúbicos por segundo às 14 horas deste primeiro dia de 2016. Na estação de Desembargador Furtado, depois da captação da Sanasa, a vazão estava em 51,10 m3/s.

O rio Piracicaba tem registrado enorme vazão nos últimos dias. Às 14 horas de hoje, estava em 254,15 m3/s no distrito de Artemis. A vazão do rio Jaguari em sua foz estava em 112,14 m3/s.

A paisagem no rio Atibaia estava bem diferente no início de 2015 (Foto Adriano Rosa)

A paisagem no rio Atibaia estava bem diferente no início de 2015 (Foto Adriano Rosa)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>