Capa » Campinas 250 anos » Festas da Uva e do Vinho resgatam influência da cultura italiana em Vinhedo
Festas da Uva e do Vinho resgatam influência da cultura italiana em Vinhedo
Danças típicas italianas estarão nas Festas da Uva e do Vinhedo de Vinhedo em 2016 (Foto Divulgação/Prefeitura de Vinhedo)

Festas da Uva e do Vinho resgatam influência da cultura italiana em Vinhedo

A uva e o vinho são elementos essenciais para a identidade italiana e acompanharam o intenso movimento migratório para o Brasil entre o final do século 19 e início do século 20. Estima-se em mais de 1,2 milhão o número de italianos que se estabeleceram em território brasileiro entre 1875 e 1914, inicialmente para trabalhar na colheita do café. A região de Campinas foi um dos principais endereços dos imigrantes italianos e é essa história, marcada por dramas e conquistas, que fundamenta a 55ª Festa da Uva e 7ª Festa do Vinho, que serão realizadas em Vinhedo entre os dias 13 e 28 de fevereiro, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

São várias atividades que remetem para a importância da cultura italiana na formação de Vinhedo, que se tornou um município em 1948 após a emancipação, por um plebiscito, do município de Jundiaí. A ligação com Campinas sempre foi estreita. O primeiro sistema de captação de água de Campinas funcionava no distrito da Rocinha, nome anterior ao do movimento emancipatório.

Um dos pontos altos da programação voltada para o resgate das origens culturais locais é a Parada Italiana, que neste ano acontecerá aos domingos, nos dias 14, 21 e 28 de fevereiro, no recinto das Festas. Durante a Parada, acontece a apresentação da Tarantela, finalizando com a cerimônia de Pisa das Uvas, verdadeiro ritual de constituição e preservação da identidade oriundi em Vinhedo.

O Carnaval de Veneza e as Estátuas Vivas são outras atrações, previstas para os sábados, às 13h30, e domingos, às 10 horas e 13h30. Apresentações de mascotes e bonecos, da Trupe Mambembe, Banda Jazz Tradicional, Família Italiana Cantante (sábados e domingos, às 16 horas), de Os Sombras, Boneca Viva e Títere, do Paparazzi e de Matilda, o Avestruz Bailarino, sempre aos sábados e domingos, são outras atrações.  Fanfarras e bandas também vão se apresentar. No dia 21 haverá o Desfile de Cavaleiros.

O resgate da influência da cultura italiana na cidade é o propósito original das duas Festas, que neste ano novamente incluem shows musicais de artistas e grupos que têm divulgação maciça pelas rádios, televisão, internet e indústria cultural em geral, como representantes do chamado sertanejo universitário. Esta programação será aberta no dia 13 com a Banda Blitz e prossegue com as duplas Pedro Paulo & Alex (dia 14), Matheus e Kauan (dia 19), Humberto & Ronaldo (dia 20), Jorge & Mateus (dia 21), Banda Malta (dia 26), Guilherme & Santiago (dia 21) e termina com Anitta, uma das estrelas do polêmico universo funk no Brasil.

No final de 2015, o IBGE divulgou o Produto Interno Brutos dos municípios brasileiros, com dados de 2013, e o PIB de Vinhedo era de R$ 7,1 bilhões, o que garantiu o município entre os 100 maiores PIBs municipais do país e um dos principais da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Também no final de 2015, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou mais uma edição de seu Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Vinhedo foi classificado em 5º lugar de todo país e como 4º no estado de São Paulo, com índice 0.8994 . O primeiro lugar nacional ficou para o município de Extrema, no sul de Minas Gerais, com índice 0.9050, bem próximo, portanto, ao de Vinhedo.

Cartaz da Festa da Uva de 2016 em Vinhedo

Cartaz da Festa da Uva de 2016 em Vinhedo

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta