Capa » Comportamento » Los Circo Los em dose tripla em Campinas em março
Los Circo Los em dose tripla em Campinas em março
Circulando foi criado a partir da estética do teatro de rua (Foto Andress Correa/Divulgação)

Los Circo Los em dose tripla em Campinas em março

Não única, nem dupla, mas dose tripla de um medicamento eficaz para afastar o mau humor. A formulação é composta por graça, diversão, carisma, circo e teatro. Isso é o que receita a premiada companhia campineira Los Circo Los durante a temporada da trupe no Espaço Banana Broadway, em Campinas, durante março. Ao todo, serão três espetáculos do repertório da trupe em cartaz aos sábados, às 16h: Versão Brasileira (5/3), Circulando (12/3) e OlimPIADAS (19/3). Os convites custam R$ 10.

“Trata-se de uma síntese do nosso repertório, que engloba as principais características do grupo. Prezamos pela comicidade e pela virtuose técnica das artes circenses sempre dentro de um contexto que faz com que o público esteja junto com os artistas. Quem assistir aos três, perceberá linguagens diferentes entre eles: espetáculo de rua, circo de variedades e a teatralidade propriamente dita, mas com pontos fortes em comum, que são o carisma do elenco, a diversão e a participação da plateia”, explica Rodrigo Mallet, integrante da trupe.

Os espetáculos

Versão Brasileira Criado em 2013, o espetáculo convida o espectador a se sentar em uma arquibancada do circo da imaginação. “A partir da dramaturgia do espetáculo de variedades, a montagem apresenta releituras de cenas clássicas do circo, entre as quais o malabarismo, a palhaçaria, a mágica, a dança e a acrobacia”, destaca Rodrigo Mallet. A fim de trazer dinamismo à cena, a trupe lança mão de uma trilha sonora bastante frenética, que tem a missão de dar o tom certo aos números durante as trocas de figurino e das modalidades de virtuose circense, sempre salpicadas pelo tempero tupiniquim. Daí, o nome Versão Brasileira.

Circulando Criado a partir da estética do teatro de rua, Circulando propõe algumas combinações entre três virtuoses das artes circenses: malabarismo, acrobacia e a comicidade dos palhaços de picadeiro. Da primeira habilidade, a plateia conferirá com olhos atentos malabares de contato (bola de cristal), com claves e bolinhas (tradicionais da lona), bem como por um instigante número com facas. “Os espectadores são fundamentais. Além de serem cúmplices dos jogos propostos pelos atores, eles são partes integrantes do espetáculo, tanto participando efetivamente de algumas cenas quanto influenciando as personagens nas tomadas de decisões”, conta Vitor Poltronieri, integrante da trupe.

OlimPIADAS é sátira ao mundo olímpico (Foto Paula Poltronix/Divulgação)

OlimPIADAS é sátira ao mundo olímpico (Foto Paula Poltronix/Divulgação)

OlimPIADAS Trata-se de uma sátira ao universos dos esportes olímpicos. A partir da ótica da competição, três amigos, que aguardam ansiosamente a passagem da tocha olímpica, dão novo rumo à prática esportiva ao utilizar a graça do palhaço. “Aos olhos da plateia, há a transformação do espaço cênico em estádio de futebol, em estande de tiro ao alvo de um parque de diversões, em quadra de tênis com gravidade duvidosa, em arena de atletismo surreal, em ringue de boxe com três lutadores e em piscina, revelando o que realmente acontece debaixo da água em uma competição de nado sincronizado”, explica Rodrigo Mallet.

A trupe

A Los Circo Los nasceu a partir de um encontro casual entre os artistas Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri. Desde o início da companhia, em 2004, a dupla investiga as inúmeras potencialidades e os diversos encontros possibilitados pelas virtuoses das artes circenses, entre as quais o malabarismo, as acrobacias individuais e coletivas, bem como a palhaçaria clássica dos picadeiros. O repertório da trupe conta com quatro espetáculos: A Magia do Circo, Circulando, Versão Brasileira e OlimPIADAS. Em 11 anos de estrada, a Los Circo Los arrebatou diversos prêmios em festivais pelo Brasil, entre os quais Festival de Teatro das Agulhas Negras (FESTAN) e Festival de Teatro de Paraguaçu Paulista (FETEAPP).

 

TEMPORADA

Datas 5 de março, às 16h: Versão Brasileira 12 de março, às 16h: Circulando 19 de março, às 16h: OlimPIADAS Onde: Espaço Banana Broadway (Rua Prof. Luís Cerqueira Monteiro, 32, Ponte Preta, Campinas. Telefone: (19) 3201-7600) Quanto: R$ 10 Informações: www.loscircolos.com.br

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta