Capa » Ecodesenvolvimento » Seca leva à decretação de estado de emergência em Campinas e dezenas de cidades: MG é líder em casos
Seca leva à decretação de estado de emergência em Campinas e dezenas de cidades: MG é líder em casos
Dois novos serviços vão reforçar a luta contra o racismo e a intolerância em Campinas (Foto Adriano Rosa)

Seca leva à decretação de estado de emergência em Campinas e dezenas de cidades: MG é líder em casos

Na tarde desta segunda-feira, 13 de outubro, foi decretado o estado de emergência em Campinas pela Defesa Civil. A medida foi tomada no momento em que os termômetros atingiram a temperatura acima de 36ºC e umidade relativa do ar de 11,9%.Várias cidades brasileiras também já decretaram estado de emergência em função da forte estiagem prolongada e que já está provocando uma grave crise no abastecimento de água em diversas regiões.   
A Defesa Civil de Campinas explica que a combinação calor e baixa umidade, aliada à falta de chuva, contribui para que a sensação térmica seja ainda maior. O final de semana foi um dos mais quentes do ano, quando a máxima registrada foi de 36,7ºC na cidade.
Em função do aumento da temperatura e dos baixos índices de umidade relativa do ar, sentidos em Campinas nos últimos dias, o Hospital Municipal Dr. Mario Gatti vem registrando um aumento na procura por atendimento em torno de 15% a 20% diariamente.
Em todo Brasil, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já registrou 1979 reconhecimentos em todo Brasil neste ano, em 1819 municípios, sendo 1960 de situações de emergência e 19 de calamidade pública. O estado com maior número de reconhecimentos no ano até o momento é Minas Gerais, onde foram reconhecidas 261 situações de emergência, 143 das quais por motivo de seca ou estiagem. 

Sobre José Pedro Soares Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>